Inscrições do Concurso EAM 2024 estão abertas até 12/02

Inscrições do Concurso EAM 2024 estão abertas até 12/02

Quer ser parte da Marinha do Brasil? Então, não perca a oportunidade! O Concurso EAM 2024 abre as inscrições entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro de 2023. Neste ano, o seletivo oferece 671 vagas para homens e mulheres que desejam tornar-se aprendizes-marinheiros.

Para participar do seletivo é preciso cumprir alguns requisitos:

  • ser brasileiro(a) nato ou naturalizado;
  • não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos;
  • ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade no dia 30 do
  • mês de junho de 2024; e
  • ter concluído (ou estar terminando) o Ensino Médio.

Como fazer a inscrição no Concurso EAM 2024?

As inscrições são feitas pela internet e podem ser feitas a partir das 8h do dia 30 de janeiro até às 23h59 do dia 12 de fevereiro. Então, não deixe para a última hora! A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e deve ser paga até o dia 16 de fevereiro de 2023.

Durante a inscrição, o candidato precisa indicar, em ordem de preferência, a área profissional que deseja seguir – ou seja, Eletroeletrônica, Apoio ou Mecânica. Além disso, o candidato também deve assinalar para qual das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros deseja ir.

Isenção de taxa

Aqueles que se encaixarem nos requisitos podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 03 de fevereiro de 2023. O candidato precisa imprimir e assinar o modelo de requerimento de isenção, que estará na página do seletivo. A entrega pode ser feita por e-mail ou pessoalmente em uma das OREL, descritas no Anexo I do Edital EAM 2024.

Para ser apto a receber o benefício de isenção o candidato precisa ser:

  • Doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Membro de família inscrita no CadÚnico; e
  • Membro de família com renda mensal per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional.

Vagas do Concurso EAM 2024

Ao todo, são 671 vagas, sendo 536 para Ampla Concorrência e 135 para candidatos cotistas. Confira abaixo a distribuição de vagas:

SexoAmpla ConcorrênciaVagas Reservadas
Masculino498125
Feminino3810

Atenção! As candidatas de sexo feminino só podem se candidatar à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis.

Fique atento ao Portal Estratégia Militares para não perder as notícias e informações sobre o Concurso EAM 2024! Clique no banner e começa já a estudar para a prova com os cursos on-line do Estratégia Militares!

CTA EAM

Você pode gostar também