Na última sexta-feira, 23 de janeiro, foi assinado um acordo para a implantação do Ipeam – Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia. O evento foi realizado em Brasília. O documento foi assinado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa. Saiba tudo a seguir!
A cerimônia aconteceu na sede do Censipam em Brasília. A parceria também tem como objetivo de fortalecer a cooperação entre o IME e o Censipam na promoção da pesquisa aplicada. Além disso, tem as finalidades de formar recursos humanos especializados e de usar tecnologias avançadas.
As instituições farão intercâmbio técnico e compartilharão dados para formular projetos conjuntos nas áreas de tecnologias de defesa, sensoriamento remoto, engenharia, modelagem ambiental e ciência de dados.
A parceria também inclui a integração de engenheiros e pesquisadores do IME em atividades desenvolvidas no Censipam, além da realização de oficinas, cursos, estudos e outras ações em conjunto, cujo foco é a geração de soluções tecnológicas aplicáveis ao desenvolvimento sustentável e à proteção da Amazônia Legal.
Alguns resultados esperados da parceria são:
- a integração operacional com compartilhamento de infraestrutura, informações e apoio técnico-científico em projetos de interesse comum;
- a atuação conjunta para identificação de soluções tecnológicas de monitoramento ambiental, defesa, inovação tecnológica e sustentabilidade na Amazônia; e
- a criação de um ambiente de validação e experimentação tecnológica, usando as capacidades do Censipam em processamento de dados, sensoriamento remoto e integração de sistemas.
Estude com o Estratégia Militares e torne-se um engenheiro do Instituto Militar de Engenharia! Conheça nossos cursos e o processo seletivo para a Turma Presencial ITA/IME clicando aqui!
Fonte
Ministério da Defesa
Exército Brasileiro
Imagem: Hisaac Gomes



