Exército, sociedade civil e instituições de fomento dialogam sobre novo campus do IME

Exército, sociedade civil e instituições de fomento dialogam sobre novo campus do IME

No dia 16 de julho, o Exército Brasileiro, por meio do general de Divisão Galdino, reuniu-se com membros da sociedade civil e instituições de fomento para dialogar sobre a implementação do Campus do Instituto Militar de Engenharia (IME) em Manaus. Saiba mais detalhes sobre o assunto a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Em busca da consolidação da agenda estratégica para a implantação do novo campus do IME, o Exército reuniu-se com mulheres influenciadoras da capital do Amazonas. O objetivo foi apresentar os detalhes da proposta da construção. Participaram ainda o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, e representantes de instituições acadêmicas federais e estaduais.

Durante o encontro, o general Galdino destacou a importância de descentralizar os investimentos e as iniciativas educacionais. Segundo ele, historicamente, elas estão concentradas entre Rio de Janeiro e São Paulo. Para o general, o momento atual é propício para o fortalecimento do Norte e do Nordeste brasileiros por meio de projetos que unam educação, desenvolvimento, ciência e defesa.

A vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas, professora Kátia Couceiro, também participou do encontro, deixando claro o desejo da instituição em apoiar a iniciativa do Exército. O novo campus do IME deverá ser abrigado, provisoriamente, no Instituto de Pesquisa do Exército na Amazônia (IPEAM), criado oficialmente em 24 de outubro de 2024. Ele deverá servir ainda como centro articulador da agenda estratégica do Exército na região.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a viabilidade da estrutura atual, com cerca de 15 profissionais. O IPEAM hoje atua nas instalações do 4º Centro de Geoinformação. Sendo assim, ainda carece da infraestrutura necessária para avançar com pesquisas de ponta. A proposta é transformar o espaço em um polo de referência em engenharia de defesa.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, professora Márcia Perales também participou do encontro. Ela discutiu a possibilidade de fomento para os futuros alunos do campus, com bolsas de mestrado e doutorado. A iniciativa reforça o papel da pesquisa científica como eixo de transformação social, desenvolvimento sustentável e soberania nacional.

O futuro curso de pós-graduação do novo campus do IME será interdisciplinar, inicialmente. Ele dará ênfase à Engenharia de Defesa. A proposta é formar profissionais altamente qualificados para atuar em áreas estratégicas, contribuindo diretamente com o fortalecimento da Base Industrial de Defesa. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor é um dos que mais emprega engenheiros e técnicos de nível médio na indústria nacional, com alto retorno sobre o capital investido.

Seja um engenheiro militar forma pelo IME! Estude com o Estratégia Militares e conquiste sua vaga na instituição. Saiba mais clicando no banner abaixo!

CTA IME

Fonte

Exército Brasileiro

Comando Militar da Amazônia

Você pode gostar também