Colégio Militar de Belém vai participar da FEBRACE 2026 com projeto sustentável para água

Colégio Militar de Belém vai participar da FEBRACE 2026 com projeto sustentável para água

Um projeto do Colégio Militar de Belém (CMBel) foi selecionado para participar de um grande evento brasileiro de Ciências em 2026. É a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que será realizada entre os dias 16 e 20 de março de 2026, na Universidade de São Paulo (USP). Saiba mais em seguida!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O projeto “FloreScer Amazônia: uma alternativa sustentável para o tratamento de água” foi o selecionado pela FEBRACE entre os finalistas do evento e representará o CMBEL na feira. Esta é a segunda participação da instituição nesse importante espaço de divulgação científica nacional.

O trabalho foi desenvolvido pelos Alunos do 2º ano do Ensino Médio Izys Quaresma, Yasmim Sousa e Lucas Esteves. Eles tiveram a orientação da 2º Tenente Lienne Silveira, da área de Biologia, além da coorientação da 1º Tenente R2 Janes, da área de Química.

O projeto criado pelos integrantes do CMBel consiste na criação de um biokit de baixo custo. Ele é composto por:

  • Biocoagulantes produzidos a partir de sementes de frutos amazônicos desidratadas;
  • Testes rápidos de pH; e
  • Um biofiltro capaz de purificar águas impróprias para o consumo humano.

A proposta tem abordagem inovadora para solucionar um dos desafios mais urgentes do Brasil e da Amazônia: o acesso à água potável. Ele alia viabilidade social, sustentabilidade e ciência, mostrando como uma pesquisa desenvolvida em ambiente escolar pode gerar soluções acessíveis e práticas para a população brasileira.

Seja um aluno do Colégio Militar e tenha a possibilidade de participar de eventos como a FEBRACE! Prepare-se para ingressar nestas importantes unidades educacionais do Exército Brasileiro estudando com o Estratégia Militares! Clique aqui e saiba mais!

Fontes

Exército Brasileiro

Colégio Militar de Belém

Você pode gostar também