Os músicos que compõem a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais participaram de um evento emocionante! Eles foram uma das atrações das comemorações dos 116 anos do tradicional Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ)! Saiba como foi a apresentação a seguir!
O concerto em homenagem ao TMRJ foi aberto ao público e contou com a presença de mais de 2.200 pessoas na plateia. Além disso, houve a participação especial dos artistas dos Corpos Permanentes de Dança, Coro e Orquestra do teatro e diversos outros convidados.
A homenagem foi um passeio histórico pelo período de atuação do Theatro Municipal do Rio. Um ator com trajes de época, que interpretava um entregador de jornal, conduzia o evento. As manchetes de cada década de história foram retratadas, como um fio condutor que mostrava ao público os diversos momentos que marcaram a trajetória do TMRJ.
Além de mostrar os acontecimentos da fundação até os dias de hoje, a homenagem também trouxe a convergência dos diversos tipos de gêneros musicais que já estiveram presente no palco do teatro, do clássico ao popular, tanto nacional quanto internacional. O evento teve duas horas de duração.

Navegue pelo conteúdo
O evento
Os convidados para o evento foram recebidos no hall de entrada por Pequenos Mozart. O concerto iniciou-se com o “Hino à Bandeira”, de Olavo Bilac e Francisco Braga. A música foi executada em um solo de harpa pela Terceiro-Sargento (Fuzileiro Naval – Músico) Giovana Sanches.
Em seguida, foi a vez do “Hino Nacional” brasileiro ser executado pelo coro do Corpo de Fuzileiros Navais e pelas crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Na sequência, a banda tocou “Insomnia”, também de Francisco Braga, obra apresentada na inauguração do TMRJ. Em seguida, homenageando mais uma vez o mestre Braga, foi tocado “Episódio Sinfônico”.
Vale destacar que Francisco Braga foi quem revolucionou as bandas militares ao inserir a música clássica em seus repertórios. Ele foi maestro da Banda Sinfônica do CFN, e, desde 1968, é o patrono dos Fuzileiros Navais Músicos.
Em homenagem à primeira transmissão radiofônica do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1922 no Theatro Municipal, foi tocado “O Guarani” e “Sento una Forza Indomita”, ambas do compostor Carlos Gomes.
O TMRJ foi ainda palco da primeira montagem completa na América Latina do balé “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, que ocorreu em 1959. Para marcar esse evento, a bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal Liana Vasconcelos executou “A Morte do Cisne”, do coreógrafo Mikhail Fokine.
A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros navais passou ainda por vários estilos musicais, como a marchinha, o samba, o rock e até mesmo o axé music. Ao final do evento, seus músicos executaram a canção “Cisne Branco”, hino oficial da Marinha do Brasil (MB). A celebração foi realizada no mês de julho de 2025.

Banda Sinfônica do CFN
A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é composta por três Oficiais Regentes e 120 músicos militares, homens e mulheres, todos Fuzileiros Navais, que ingressaram na Marinha por meio do Concurso Sargento Fuzileiro Naval Músico.
Além disso, a banda possui instrumentos de percussão variados, de sopro, de cordas e de palhetas. Tudo isso faz com que a Banda Sinfônica do CFN seja capaz de executar um vasto repertório musical, constituído dos mais variados gêneros, com arranjos de extrema qualidade e de alto grau de complexidade de execução musical.
A história da Banda Sinfônica do CFN começou com a primeira Banda de Música da Marinha, criada oficialmente em 1872, e com origem na música marcial.
Em 1965, foi chamada de Banda de Concerto do Corpo de Fuzileiros Navais e, em 1974, durante um concerto em comemoração ao 166° aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, no TMRJ, recebeu o nome de Banda Sinfônica do CFN, seu nome atual.
Hoje, a Banda Sinfônica possui um vasto repertório, com os mais variados gêneros musicais, os quais se estendem do erudito ao popular.
Quer fazer parte desta grande banda e do Corpo de Fuzileiros Navais? Então estude com o Estratégia Militares! Nossos cursos te prepararam para o Concurso Sargento Fuzileiro Naval Músico, com foco total no edital! Clique no banner e conheça!
