A Marinha do Brasil disponibiliza diversas oportunidades anualmente para os mais diversos perfis. Uma delas é o Corpo Auxiliar de Praças (CAP), que é destinado a jovens que possuam formação técnica e nível médio. Nesse post, o Estratégia Militares te deixa por dentro de mais essa excelente oportunidade!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Corpo Auxiliar de Praças?
A Marinha do Brasil, além da divisão entre Oficiais e Praças, possui divisão em Corpos, como por exemplo: o Corpo de Fuzileiros Navais, o Corpo da Armada etc. O Corpo Auxiliar de Praças é composto por militares, com formação técnica adquirida no meio civil. Eles são responsáveis por apoiar a parte administrativa, operacional e de saúde da Força.
Como ingressar no Corpo Auxiliar de Praças?
O ingresso no CAP se dá por meio de concurso público para ambos os sexos. As especialidades técnicas contempladas no edital são as seguintes:
- Administração;
- Administração Hospitalar;
- Contabilidade;
- Desenho de Arquitetura;
- Desenho Mecânico;
- Edificações;
- Eletrônica;
- Eletrotécnica;
- Enfermagem;
- Estatística;
- Estruturas Navais;
- Geodésia e Cartografia;
- Gráfica;
- Higiene Dental;
- Marcenaria;
- Mecânica;
- Metalurgia;
- Meteorologia;
- Motores;
- Nutrição e Dietética;
- Patologia Clínica;
- Processamento de Dados;
- Prótese Dentária;
- Química;
- Radiologia Médica;
- Secretariado; e
- Telecomunicações.
Além de optar por uma das especialidades citadas acima, o candidato deve se atentar aos requisitos impostos pelo edital no momento da inscrição. Dentre eles, destacam-se:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Possuir CPF;
- Possuir, no mínimo, 18 anos e no máximo 24, no ano da matrícula;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e do Serviço Militar; e
- Ter concluído o Ensino Médio e o curso técnico, no ano da matrícula.
A primeira etapa do concurso é a prova composta por 50 questões objetivas que dizem respeito à área profissional escolhida pelo candidato, além de uma redação. Ela possui a duração de 4 horas.
Os classificados dentro do número de vagas determinado avançam para as demais etapas do processo descritas abaixo:
- Comprovação de dados bibliográficos;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física;
- Verificação de documentos; e
- Avaliação Psicológica.
O Teste de Aptidão Física (TAF) ocorre em dois dias não consecutivos. A primeira etapa é composta por uma prova de natação com um percurso de 25 metros, em que o candidato do sexo masculino terá de fazer em, no máximo 50 segundos e as candidatas do sexo feminino em, no máximo, 1 minuto.
No segundo dia, os candidatos são submetidos a uma corrida de 2400 metros, cujo tempo máximo de realização para o sexo masculino é de 16 minutos e para o sexo feminino, 17 minutos.
Como é o curso de formação do Corpo Auxiliar de Praças?
O curso de formação do CAP ocorre no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Antes do início do curso em si, ocorre o período de adaptação, em que os candidatos são submetidos aos primeiros contatos com a doutrina e a rotina militar. Nesse período é aferida, além do interesse, a adaptação dos candidatos à vida na Marinha do Brasil.
Os candidatos que se adaptarem e não desistirem no período de adaptação, terão suas matrículas garantidas no Curso de Formação, onde se tornarão Grumetes. Eles terão direito, além de alimentação, fardamento e assistência médica e odontológica, a uma remuneração no valor de R$ 1.398,30.
O curso tem a duração de 17 semanas, em que são ministradas disciplinas referentes à organização da Marinha, Ordem Unida, Armamento e tiro, Treinamento Físico-Militar (TFM), Informática, etc.
Ao final do curso, ocorre a promoção para Cabo e o militar passa a fazer jus a remuneração de aproximadamente R$ 3.400,00. Nesse período, ele também opta por servir em alguma das organizações militares disponíveis e estará sujeito a avaliação de desempenho no seu primeiro ano de serviço.
Como é a carreira do militar do Corpo Auxiliar de Praças?
Como já dito, o militar inicia sua carreira no Corpo Auxiliar de Praças como Cabo. As promoções ocorrem a cada 6 anos. No interstício entre a patente de Cabo e 3° Sargento, é realizado o Curso de Habilitação de Sargentos, cujo objetivo é preparar o militar para desempenhar funções de chefia que ele irá desempenhar como Sargento.
O plano de carreira determina que o grau máximo a que esse militar pode chegar é o de Suboficial. Entretanto, há a possibilidade de realização de concurso interno para que eles possam ascender ao oficialato, desde que cumpram o pré-requisito de possuírem nível superior na área de interesse da Marinha do Brasil. Caso sejam aprovados, eles poderão chegar ao posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra.
E aí, guerreiro? Gostou de conhecer mais uma oportunidade de concurso da Marinha do Brasil. Se seu sonho é ingressar nessa Força, conte com o Estratégia Militares na sua preparação. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos. Vem ser Coruja!
Veja também:
- AFA ou Escola Naval: qual escolher
- Cursos Escola Naval: ciclos, cursos e mais
- Cursos Fuzileiro Naval
- O que é um Fuzileiro Naval