As novas embarcações são o símbolo da modernização da esquadra brasileira
A Marinha do Brasil anunciou uma importante conquista no começo de 2026: o início da construção da quarta e última Fragata da Classe Tamandaré. Construídas totalmente em solo brasileiro, essas embarcações nasceram da busca pela modernização da nossa Esquadra, com o objetivo de fortalecer a soberania do nosso país!
Explicamos para você o que é o Programa Fragatas Classe Tamandaré e porque elas são tão relevantes para o Brasil!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Programa Fragatas Classe Tamandaré?
Para quem não sabe, as fragatas são navios de guerra de médio porte. Elas são altamente versáteis e podem servir em vários tipos de missões, como escolta, patrulhamento e defesa antiaérea e antissubmarino. Para um país com extenso território costeiro e marítimo como o nosso, as fragatas são uma necessidade para garantir a soberania nacional.
O Programa Fragatas Classe “Tamandaré” foi estabelecido com o objetivo de renovar a nossa Esquadra com quatro embarcações de última geração, totalmente construídas no país. O programa teve início no ano de 2017 e a construção efetiva das fragatas começou em 2022. É o mais avançado projeto de construção naval militar já desenvolvido no Brasil.
Ele é conduzido pela EMGEPRON, empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil. Ela atua em conjunto com o consórcio Águas Azuis, uma sociedade formada pela Embraer Defesa & Segurança, a thyssenkrupp e a Atech.
A primeira das fragatas foi lançada em 2024 e a previsão é que todas sejam entregues até 2029.

Por que “Tamandaré”?
Quem conhece um pouco sobre a Marinha do Brasil sabe que vários navios já foram batizados com esse nome, sendo o primeiro deles o Encouraçado Tamandaré, famoso por sua atuação na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. O nome é uma referência ao Almirante Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa, o Patrono da Marinha do Brasil.
Segundo a Agência Marinha de Notícias, ao menos quatro embarcações receberam o nome “Tamandaré” nos últimos 160 anos – e cada uma delas foi um marco de avanços tecnológicos da Força Naval. Para seguir essa tradição e expressar o desejo de que as novas fragatas marquem uma nova era de modernização, o projeto foi nomeado “Tamandaré”.
Para que servem as Fragatas?
As Fragatas Classe Tamandaré foram projetadas para serem escoltas versáteis que protegem o tráfego marítimo em nosso território. Segundo a própria Marinha do Brasil elas podem “ser empregadas na proteção às unidades componentes do Corpo Principal de Forças Navais, bem como em áreas afastadas, compondo Grupos de Ação de Superfície ou como Unidades de Busca e Ataque a submarinos”.
Em especial, as Fragatas serão empregadas na proteção e patrulha da nossa “Amazônia Azul”. Fiscalização e proteção de atividades econômicas, como a pesca e a exploração petrolífera fazem parte das atribuições, assim como operações de busca e salvamento e atividades internacionais, como operações conjuntas ou escoltas.
Onde elas são construídas?
A construção das fragatas é feita no estaleiro da empresa thyssenkrupp, o Estaleiro Brasil Sul, localizado em Itajaí, no estado de Santa Catarina. A empresa é responsável pela construção das fragatas e também pela transferência de tecnologia naval.
Em outras palavras, a thyssenkrupp também é quem monta a moderna cadeia de produção e capacita os profissionais brasileiros a desenvolverem ainda mais a indústria naval no Brasil ao compartilhar conhecimento e tecnologias.
As fragatas são construídas de forma simultânea no Estaleiro Brasil Sul. Dê uma olhada no vídeo da Marinha:
Quais os benefícios da construção?
Além da troca de tecnologia, a construção das fragatas em território nacional traz uma série de vantagens. Uma delas é a geração de empregos na região onde o estaleiro está localizado. A Marinha estima que o projeto tenha gerado pelo menos 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. Veja outras vantagens listadas pela Força, a seguir:

Como são as Fragatas Classe Tamandaré?
Segundo as descrições da thyssenkrupp, as Fragatas Classe Tamandaré têm cerca de 107 metros de comprimento e 15,9 metros de boca. Elas podem alcançar velocidade superiores a 28 nós e têm autonomia de até 5 mil milhas náuticas – ou seja, elas podem realizar longas missões sem necessidade de reabastecimento.
Elas contam também com hangar e convés de voo para helicópteros de médio porte, como o Seahawk.
Quanto aos armamentos, as fragatas são equipadas com:
- mísseis antinavio MANSUP, adquiridos dos Emirados Árabes Unidos;
- sistema de lançamento de mísseis antiaéreos (VLS);
- canhão principal de 76 mm;
- canhões remotos de 30 mm;
- sistema de torpedos leves;
- sistemas modernos de guerra eletrônica.

Em termos de sistemas, há sensores de última geração como radares de vigilância aérea e de superfície, sonar de casco e sistemas eletro-ópticos e infravermelhos.
Trazemos mais detalhes sobre cada uma das quatro fragatas da classe Tamandaré para você!
- F200 – Fragata “Tamandaré”: A primeira das fragatas foi concluída em agosto de 2024 e está em período de testes no mar antes da entrega efetiva para o meio operacional. A previsão para a entrega dela é no primeiro semestre de 2026;
- F201 – Fragata “Jerônimo de Albuquerque”: sua cerimônia de batimento de quilha, o início da sua montagem, aconteceu em junho de 2024. Ela foi lançada ao mar para testes em junho de 2025.
- F202 – Fragata “Cunha Moreira”: começou a ser construída em novembro de 2024. A montagem se iniciou em junho de 2025 e a expectativa é que ela seja lançada a testes no mar em julho de 2026.
- F203 – Fragata “Mariz e Barros”: o início da construção foi nos primeiros dias de janeiro de 2026.
Já pensou em fazer parte da Marinha do Brasil? Existem vários tipos de carreira que você pode seguir dentro da Força – desde mecânico de máquinas a oficial e até aviador naval. Visite o Portal Estratégia Militares e conheça mais sobre as oportunidades da Marinha!
Fontes:
- https://www.agencia.marinha.mil.br/historia-naval/o-nome-que-atravessa-seculos-o-legado-de-tamandare-e-modernizacao-da-esquadra
- https://www.agencia.marinha.mil.br/defesa-naval/marinha-inicia-construcao-da-quarta-fragata-da-classe-tamandare
- https://www.agencia.marinha.mil.br/defesa-naval/batimento-de-quilha-da-fragata-cunha-moreira-marca-avanco-do-programa-classe-tamandare
- https://www.agencia.marinha.mil.br/apoio-pesquisa/espinha-dorsal-da-fragata-classe-tamandare-e-concluida
- https://www.agencia.marinha.mil.br/especial/cerimonia-marca-o-inicio-do-processo-de-construcao-das-fragatas-classe-tamandare
- https://www.agencia.marinha.mil.br/defesa-naval/marinha-do-brasil-lanca-fragata-tamandare-em-itajai-sc
- https://www.agencia.marinha.mil.br/ciencia-e-tecnologia/brasil-investe-em-radares-misseis-e-sistemas-antidrones-para-navios-de-guerra
- https://www.marinha.mil.br/programa-classe-tamandare
- https://www.youtube.com/watch?v=9uO2LQ51MWo



