O dia do Serviço de Veterinária é comemorado no dia 17 de junho para fazer referência à data de nascimento do seu patrono, o tenente-coronel médico João Moniz Barreto de Aragão.
Ele foi fundamental não só para o Serviço de Veterinária do Exército Brasileiro, mas também para a veterinária nacional, visto que foi o responsável por idealizar e organizar a primeira turma de médicos veterinários no país.
Neste artigo, o Estratégia Militares conta um pouco da história do Serviço de Veterinária e como o Dr. Moniz de Aragão se relaciona com ela.
Navegue pelo conteúdo
Quem é João Moniz Barreto de Aragão?
João Moniz Barreto de Aragão nasceu no dia 17 de junho de 1871, em Santo Amaro, na Bahia. Seus pais, Antônio Moniz Barreto de Aragão e Tereza Maria Pires de Albuquerque Moniz de Aragão, eram os Barões de Mataripe. Isso proporcionou a João uma infância e adolescência bem confortáveis comparado aos outros meninos da época.
Ele estudou nos melhores colégios da região e sempre foi aluno destaque por onde passou. Após a formação básica, Moniz de Aragão optou pela medicina e, no ano de 1895, doutorou-se na Faculdade de Medicina da Bahia.
O início da sua vida militar
Em 1897, ano em que o Exército Brasileiro concentrava suas forças na Guerra de Canudos, o Dr. Moniz de Aragão iniciou sua brilhante trajetória militar. Junto a outros amigos de faculdade, ele ingressou como voluntário nas tropas que atuavam na Bahia. Nesse primeiro contato com o militarismo, ele realizava diversos atendimentos aos feridos da Guerra.
Com o fim dos confrontos no nordeste, em 1901, Moniz de Aragão ingressou no Corpo de Saúde do Exército, como Tenente Médico.
Exército Brasileiro e o curso de veterinária
No início do século XX, tanto na vida civil como na militar o transporte era realizado predominantemente por tração animal. Esse contato próximo entre o homem e os animais fez com que surgissem diversas zoonoses.
Com isso, era comum que militares, principalmente da Arma de Cavalaria, desenvolvessem quadros graves de pneumonia e de algumas outras doenças que, naquela época, levavam à morte.
O militar incumbido para solucionar esse problema que assolava a sociedade, sobretudo do Rio de Janeiro, foi o Capitão Moniz de Aragão. Para isso, ele visitou as principais escolas de veterinária da Europa e concluiu que formar veterinários no Brasil era a solução para frear o problema de saúde pública ocasionado pelos animais.
Graças a isso, em 1914, Moniz de Aragão organizou o primeiro curso de veterinários do país, onde hoje funciona o 21º Grupo de Artilharia de Campanha, em São Cristóvão (RJ).
Outro grande avanço garantido anos mais tarde foi a regulamentação da primeira escola de veterinária do Exército, por meio do decreto nº 14.229, assinado pelo então presidente Epitácio Pessoa.
O reconhecimento ao tenente-coronel João Moniz Barreto de Aragão
Após anos de dedicação ao estudo da bacteriologia e patologia dos animais, Moniz de Aragão apresentou diversas soluções que diminuíram muito os problemas de saúde pública gerados pelos animais da época.
Infelizmente, esse exímio militar faleceu ainda muito jovem, com apenas 48 anos, no dia 16 de janeiro de 1922. Devido a sua dedicação à vida militar e a sua importância para o nascimento da veterinária no Brasil, ele foi declarado o patrono do Serviço de Veterinária do Exército Brasileiro, por meio do decreto presidencial nº 51.492 de março de 1962.
Além disso, o dia do seu nascimento, 17 de junho, foi escolhido como o dia do Serviço de Veterinária.
Como se tornar um veterinário do Exército Brasileiro?
Para ingressar no Serviço de Veterinária de carreira do Exército Brasileiro, é necessário realizar concurso público para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). O processo seletivo tem recorrência anual e é destinado a ambos os sexos.
Dentre os principais requisitos impostos pelo edital estão:
- Ser brasileiro nato;
- Possuir CPF;
- Ter no mínimo 1,60 m de altura paro o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino; e
- Não ter mais que 32 anos de idade no ano da matrícula.
O exame intelectual é de responsabilidade da banca examinadora Vunesp e conta com a seguinte estrutura de prova:
- Língua Portuguesa: 8 questões;
- Geografia do Brasil: 6 questões;
- História do Brasil: 6 questões; e
- Conhecimentos específicos: 40 questões.
Os candidatos aprovados em todas as fases ingressam no curso de formação, localizado na cidade de Salvador (BA), com duração aproximada de 9 meses.
E aí, guerreiro? Curtiu conhecer um pouco mais da história do Serviço e do curso de Veterinária no nosso país? Se você gosta de conteúdo relacionado ao mundo militar e a seus concursos, não deixe de se inscrever em nossa newsletter!
E, caso seu sonho seja ingressar como militar de carreira no Exército Brasileiro, conte com o Estratégia Militares na sua preparação. Somos o líder em número de classificações nos principais concursos para as Forças Armadas do país! Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos. Vem ser Coruja!