O Dia dos Veteranos da Marinha marca as comemorações da força naval pelos seus militares e servidores que dedicaram suas vidas à carreira militar. Se você tem o sonho de ingressar na Marinha do Brasil, confira a história da data neste artigo, que o Estratégia Militares preparou para você!
De acordo com os dicionários da língua portuguesa, o termo “veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente, especialmente no meio militar. A palavra também tem a conotação de uma pessoa de notório saber.
A formação dos militares da Marinha do Brasil é dotada de civismo e patriotismo, engrandecendo o amor à pátria brasileira. O desenvolvimento da índole, coragem, comprometimento e espírito de corpo, são alguns dos sentimentos que moldaram o caráter dos veteranos.
Todos esses sentimentos são parte do sangue e alma desse seleto grupo de cidadãos e resultam no reconhecimento das ações praticadas por esses homens. Na ativa ou na reserva os veteranos são reconhecidos por terem dedicado suas vidas ao Brasil.
Navegue pelo conteúdo
Como surgiu o Dia dos Veteranos?
O Dia dos Veteranos surgiu nos Estados Unidos da América, como forma de celebrar o serviço de todos os veteranos militares. A data foi inicialmente criada como Dia do Armistício, após o término da Primeira Guerra Mundial.
Em 4 de junho de 1926, o Congresso dos EUA aprovou uma resolução na qual determinou que fossem realizadas cerimônias no dia 11 de novembro em memória daqueles que morreram na guerra. Além disso, o dia também foi transformado em um feriado dedicado à paz mundial.
Para os americanos, as reflexões do dia do Armistício são sempre cheias de orgulho solene e gratidão pela vitória, reverenciando o heroísmo daqueles que lutaram em nome de seu país.
Em 1945, o veterano da Segunda Guerra Mundial, Reymond Wicks, de Birmingham, Alabama, teve a ideia de expandir o dia do Armistício a todos os veteranos, e não somente àqueles que morreram na Segunda Guerra Mundial.
Wicks liderou uma delegação ao General Dwight Eisenhower, que apoiou a ideia. Assim, Reymond comandou a primeira cerimônia nacional dedicada aos que morreram na guerra e também para homenagear os militares veteranos, em 1947, no Alabama.
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial
O Brasil participou efetivamente da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. Desde o início de 1941, o país já assumia uma postura mais favorável aos americanos, situação evidente quando os japoneses atacaram a base americana de Pearl Harbor.
O Brasil então decidiu na 3ª Conferência de Consulta, ocorrida em janeiro de 1942, pelo rompimento das relações diplomáticas com os países do Eixo.
O país contabilizou cerca de 443 baixas e cerca de três mil feridos da Segunda Guerra, sob a composição das tropas de infantaria expedicionária. Cerca de 98% dos oficiais eram militares de carreira, enquanto entre os praças 49% eram civis que foram recrutados para a luta.
Dia dos Veteranos na Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil, no dia 10 de outubro, presta sua homenagem àqueles que construíram a história da instituição e dedicaram grande parte de suas vidas à Marinha.
É por dever de justiça, revestido do sentimento de reconhecimento, que são reverenciados os militares e servidores civis que precederam os atuais militares. Seu comprometimento e profissionalismo contribuíram para o crescimento e modernização da Marinha.
O apreço pelos veteranos não se resume apenas às homenagens prestadas na data celebrada. O reconhecimento da Marinha do Brasil se faz por meio de ações, ano após ano, desempenhadas pela força de trabalho dos militares da ativa, que se dedicam à prestação de serviços aos veteranos.
Criação do Dia dos Veteranos da Marinha do Brasil
A criação do Dia dos Veteranos da Marinha foi estabelecido no dia 10 de outubro, por remeter à assinatura do Decreto 49.096/1960, o qual criou a então Seção de Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Marinha. Atualmente, esse setor foi denominado de Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha.
Além do reconhecimento da data, a força naval promove diversas atividades e projetos sociais voltadas para os militares veteranos, como:
- Programa Maturidade Saudável;
- Projeto Envelhecer;
- Projeto Idade Madura;
- Projeto Sassarico; e
- Centro de Atenção à Terceira Idade.
Como é o dia a dia na Marinha?
O Professor Leonardo Pontes, oriundo da Marinha do Brasil, conta mais sobre o dia a dia dos alunos e militares na força naval. Confira mais no vídeo abaixo!
Curtiu a leitura? Então compartilhe em suas redes sociais! Confira mais informações e curiosidades da Marinha do Brasil no Portal do Estratégia Militares! Aproveite e confira, também, os cursos preparatórios do Estratégia Militares para a Marinha do Brasil. Clique no banner abaixo e vem ser coruja!