Se você possui nível superior e tem o sonho de ingressar no Exército Brasileiro para trabalhar na sua área, este post é pra você! O Estratégia Militares preparou um texto com as principais informações a respeito destas oportunidades, para que você possa conhecer e escolher qual se adequa ao seu perfil e à sua formação acadêmica.
Quais são os concursos de nível superior no Exército Brasileiro?
O Exército Brasileiro oferece diversas oportunidades para as mais variadas áreas de formação. Todas as de nível superior oferecidas são para ingresso no oficialato da Força. Portanto, contam com excelente remuneração.
A princípio, vamos abordar os concursos para admissão à Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e para a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) que são realizados de forma conjunta e possuem recorrência anual. Ambos são destinados tanto para o sexo masculino quanto para o feminino.
Concurso EsFCEx
O certame da EsFCEx contempla em seu edital uma vasta gama de formações de nível superior. Elas variam ano a ano, pois dependem das necessidades do Exército. Dentre as várias especialidades, destacam-se:
- Administração;
- Ciência Contábeis;
- Direito;
- Estatística;
- Teologia (exigido tanto para Capelães evangélicos quanto para católicos);
- Informática;
- Magistério (Português, Matemática, Física, Inglês etc);
- Veterinária; e
- Enfermagem.
É importante ainda observar os requisitos impostos pelo edital para a matrícula no curso de formação. Seguem os principais:
- Ser brasileiro nato;
- Possuir CPF;
- Ter no mínimo 1,60 m de altura paro o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino;
- Não ter mais que 32 anos de idade no ano da matrícula;
- Ter entre 30 e 40 anos de idade no ano da matrícula, no caso dos Capelães; e
- Ter concluído nível superior na área pretendida.
A prova objetiva possui a duração de 4 horas e é organizada pela banca examinadora Vunesp. Ela possui a seguinte estrutura:
- Língua Portuguesa: 8 questões;
- Geografia do Brasil: 6 questões;
- História do Brasil: 6 questões; e
- Conhecimentos específicos da área pretendida: 40 questões.
Os melhores classificados na prova objetiva avançam para as demais etapas, como: teste de aptidão física, inspeção de saúde etc.
Finalizadas todas as etapas, os candidatos aptos ingressam no curso de formação, com duração de 9 meses, já como Tenente-aluno. Ela é realizada inteiramente na EsFCEx, localizada na cidade de Salvador (BA).
Os formandos escolhem alguma das várias organizações militares da Força para servir. No posto de Primeiro Tenente, além de vários benefícios inerentes à carreira militar, eles fazem jus a um soldo de R$8.245,00.
Concurso EsSEx
O concurso EsSEx é realizado juntamente com o da EsFCEx. Porém, a EsSEx tem como público alvo candidatos da área médica, pois a escola é a responsável por formar Oficiais Médicos, Oficiais Farmacêuticos e Oficiais Dentistas para o Serviço de Saúde do Exército.
O número de vagas para cada especialidade varia de acordo com as necessidades do Exército no ano correspondente. Aquelas que possuem maior recorrência nos concursos são:
- Anestesiologia;
- Cancerologia/Oncologia;
- Cardiologia;
- Cirurgia;
- Endocrinologia e Metabologia;
- Geriatria;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Infectologia;
- Oftalmologia;
- Ortopedia;
- Pediatria;
- Pneumologia;
- Psiquiatria;
- Radiologia;
- Urologia;
- Endodontia;
- Periodontia; e
- Prótese Dental.
Além de conhecer as especialidades, é importante ficar atento aos requisitos listados no edital. Seguem os principais:
- Ser brasileiro nato;
- Ter no mínimo 1,60 m de altura para o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino;
- Possuir idade máxima de 32 anos, no ano da matrícula. Exceto para Médico sem especialidade, cujo limite de idade aumenta para 34 anos;
- Possuir graduação nas áreas de Medicina, Farmácia ou Odontologia, além de especialização na área escolhida; e
- Apresentar registro profissional.
A prova objetiva é composta por 60 questões, sendo 20 referentes a assuntos gerais da área escolhida pelo candidato (Medicina, Farmácia e Odontologia) e 40 questões específicas sobre a especialidade escolhida pelo profissional.
Passadas todas as etapas do processo seletivo, os candidatos aprovados ingressam no curso de formação. Ele é ministrado na Escola de Saúde do Exército, localizada no Rio de Janeiro (RJ) e possui a duração de 37 semanas. Assim como na EsFCEx, o formado é promovido ao posto de Primeiro Tenente.
Concurso para o Quadro de Engenheiros do Exército
O Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares é destinado a ambos os sexos. As vagas para os diversos ramos de engenharia variam de acordo com o certame, mas dentre eles, podemos destacar:
- Engenharia de Comunicação;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia Eletrônica;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Metalúrgica; e
- Engenharia de Produção.
É importante se atentar aos requisitos impostos no edital. Seguem os principais:
- Ser brasileiro nato;
- Ter no mínimo 1,60 m de altura para o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino;
- Ter concluído o curso de Engenharia até a data da matrícula no curso de formação; e
- Possuir, no máximo, 26 anos de idade no ano da matrícula no curso de formação.
A prova de caráter eliminatório e classificatório tem a duração máxima de 4 horas e é dividida em dois dias de aplicação. No primeiro dia, os candidatos precisam responder a 10 questões discursivas que dizem respeito a assuntos específicos do ramo de engenharia escolhido.
No segundo dia são avaliados por uma prova que contém questões de língua portuguesa e língua inglesa.
Os melhores classificados avançam para a inspeção de saúde, exame de aptidão física e as demais etapas eliminatórias.
Concluído todo processo seletivo, é iniciado o curso de formação ministrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com duração de 1 ano. Os formandos desse exigente curso são promovidos ao posto de Primeiro Tenente, fazendo jus ao soldo de R$ 8.245,00.
Ingresso como Militar Temporário
Além das oportunidades de concurso para o oficialato de carreira, existem os processos seletivos para ingresso como Militar Temporário. As seleções contam com vagas para diversas formações e ocorrem conforme a necessidade das 12 regiões militares do Exército Brasileiro.
Para se tornar um Oficial Técnico Temporário ou Oficial Médico Temporário, o candidato deve ser aprovado em uma seleção que conta com 4 etapas:
- 1ª etapa: comprovação das exigências expostas no edital;
- 2ª etapa: prova de títulos;
- 3ª etapa: Exame de aptidão física e de saúde; e
- 4° etapa: Entrevista.
O contrato assinado com os aprovados tem duração de 12 meses e pode ser prorrogado por igual período, desde que não exceda o limite de 8 anos.
E essas são as excelentes oportunidades ofertadas pelo Exército Brasileiro para quem possui nível superior. Se você não quer ficar de fora de nenhuma novidade relacionada aos principais concursos das Forças Armadas e à vida militar, inscreva-se no nosso newsletter!
Para conhecer nossos pacotes de cursos para os concursos do Exército Brasileiro, clique no banner abaixo e venha fazer parte do curso que mais classifica alunos em concursos militares do país!