Dentista militar: como se tornar um, qual o salário e muito mais!

Dentista militar: como se tornar um, qual o salário e muito mais!

Se você é formado em odontologia e busca uma boa oportunidade no mercado de trabalho, a carreira militar pode ser uma opção. Nesse post, o Estratégia Militares aborda as principais características dos concursos das Forças Armadas destinados à seleção de futuros Oficiais dentistas!

O que faz um dentista militar?

O dia a dia de um dentista militar é parecido com o de um civil. A maior diferença está no público atendido que, no caso, são militares da ativa, da reserva e todos os seus dependentes.

Além disso, os dentistas militares são submetidos à rotina e à doutrina militar, na qual se compreende hierarquia, asseio com o fardamento, treinamento físico militar (TFM), disciplina etc.

Há oportunidades para ingresso de dentistas de carreira nas três Forças Armadas. Em todas, o profissional entrará como Oficial, no posto de Primeiro Tenente, e fará jus a todos os benefícios da carreira militar.

Dentista militar no Exército Brasileiro

Para ingressar como dentista de carreira no Exército Brasileiro é necessário realizar concurso público para a Escola de Saúde do Exército (EsSEx). Esse certame possui recorrência anual e é feito juntamente com o concurso para Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

O candidato deve se atentar aos requisitos expressos no edital. Seguem os principais:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 1,60m de altura para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino;
  • Possuir idade máxima de 32 anos no ano da matrícula;
  • Possuir graduação de Odontologia, além de especialização na área que compete; e
  • Apresentar registro profissional.

O número de vagas e especialidades variam ano a ano, pois dependem da necessidade do Exército.

O exame intelectual é de responsabilidade da banca examinadora Vunesp. Ele possui a seguinte estrutura:

  • Conhecimentos gerais de odontologia: 20 questões; e
  • Conhecimentos da especialidade escolhida: 40 questões.

Os candidatos com melhor classificação avançam para as próximas etapas, como: Inspeção de Saúde, Avaliação Psicológica, Teste de Aptidão Física (corrida, flexão de braços e abdominais supra) etc.

Após o rigoroso processo seletivo, os candidatos classificados iniciam o curso de formação, com duração de 37 semanas, localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Ao fim, os formandos são declarados Primeiros Tenentes do Exército Brasileiro, fazendo jus a um soldo no valor de R$ 8.245,00.

Dentista militar na Marinha do Brasil  

O processo seletivo para se tornar dentista na Marinha do Brasil é bem semelhante ao do Exército Brasileiro. Entretanto, o concurso da Marinha conta com uma prova de redação além de questões objetivas sobre odontologia.

Para concorrer às vagas, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório;
  • Ter idade inferior a 36 anos no primeiro dia do mês de janeiro do ano do curso de formação;
  • Possuir graduação em Odontologia, além de especialização na área em que compete; e
  • Apresentar registro profissional.

Os candidatos que lograrem êxito na prova objetiva e de redação, avançam para as demais etapas do certame, como: inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica, verificação de documentos, prova de títulos etc.

Ao final do longo processo seletivo, inicia-se o curso de formação, no qual os ingressantes são declarados Guarda Marinha, fazendo jus a um soldo de R$ 7.315,00. O curso tem a duração de 31 semanas e é ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Dentista militar

Os formandos são promovidos ao posto de Primeiro Tenente e estarão aptos para exercer sua função em uma das várias unidades da Marinha do Brasil. Vale ressaltar que, no final da carreira, esses militares podem alcançar o posto de Capitão de Mar e Guerra.

Dentista militar na Força Aérea

O ingresso para o Quadro de Oficiais Dentistas da Força Aérea se dá pelo Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica.

Para concorrer às poucas vagas desse concurso, o candidato deve ficar atento aos requisitos impostos pelo edital. Seguem os principais:

  • Ser brasileiro nato;
  • Não completar 36 anos de idade no ano da matrícula;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório;
  • Possuir graduação de Odontologia, além de especialização na área em que compete; e
  • Apresentar registro profissional.

Dito isso, também é importante conhecer a estrutura de prova cobrada neste certame. Ela conta com questões objetivas de língua portuguesa, conhecimentos específicos da área pretendida e uma redação.

Após a prova objetiva, os candidatos melhores classificados participam de uma concentração intermediária, onde são dadas orientações sobre as demais etapas do processo.

Posteriormente, eles passam pela inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão física (abdominal, flexão e corrida), etc. 

Além disso, é realizado um exame prático oral, onde os candidatos serão avaliados em ambiente de consultório da Força Aérea, consultando usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

Aquele que concluir com aproveitamento todas as etapas do rigoroso processo seletivo obtém o direito de ingressar no curso de formação de oficiais no posto de Primeiro Tenente Estagiário. Ele é ministrado no CIAAR, na cidade de Lagoa Santa, MG e tem duração prevista de 17 semanas.

Ao fim, os formandos são declarados Primeiros Tenentes da Força Aérea e optam por alguma unidade que desejam trabalhar. 

Vale ressaltar que, além dessas oportunidades, também há alguns processos seletivos para dentistas temporários nas Forças Armadas.

E aí guerreiro? Gostou de conhecer as oportunidades nas Forças Armadas destinadas a profissionais da área odontológica? Se você quiser ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao mundo militar, não deixe de se inscrever na nossa newsletter.

Caso você esteja se preparando para concursos militares, saiba que fazer questões é algo importantíssimo na sua preparação. Pensando nisso, o Estratégia Militares criou o Banco de Questões, ferramenta que conta com milhares de questões dos mais variados concursos militares. Clique no banner abaixo e confira!

Estratégia Militares Banco de Questões - CTA

Referências:

Você pode gostar também