CIAAR: o que é, como ingressar, vagas, cursos e mais!

CIAAR: o que é, como ingressar, vagas, cursos e mais!

Tem interesse em saber tudo sobre uma das maiores instituições de ensino da Força Aérea Brasileira? Então, confira o artigo que o Estratégia Militares preparou para você e descubra tudo sobre o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)!

O que é o CIAAR?

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) é uma instituição de ensino militar que tem por função a formação, adaptação e aperfeiçoamento pessoal para que as atividades de comando sejam executadas da melhor forma possível dentro da Força Aérea Brasileira (FAB).

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Como Ingressar no CIAAR?

Para ingressar no CIAAR, o candidato deve ser aprovado em algum dos concursos abaixo:

Concursos exclusivos para militares da Força Aérea Brasileira:

  • CFOE: o Curso de Formação de Oficiais Especialistas de Aeronáutica é um dos muitos diferenciais que a carreira na Força Aérea proporciona. O Curso é voltado para o 2º sargento formado na EEAR que tenha especialização que comece com B, por exemplo: BCT, BMB, BMA, BMT, BSP etc.
  • EAOF: o Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) é destinado ao militar que possui graduação de 1º Sargento ou de Suboficial. É uma excelente oportunidade, mas só pode ser prestado após 16 anos de serviço. Dessa maneira, evidencia-se que o CFOE é mais vantajoso, uma vez que permite ao sargento prestar prova após 8 anos de serviço.

CIAAR: Concursos destinados ao público geral:

ConcursosIdade na data da provaEscolaridade na matrícula
CADARIdade máxima: 34 anos.Ensino Superior no curso de Odontologia 
CAFARIdade máxima: 34 anos.Ensino Superior no curso de Farmácia
CAMARIdade máxima: 34 anos.Ensino Superior no curso de Medicina
EAOAPIdade máxima: 32 anos.Habilitados nas respectivas especialidades
EAOEARIdade máxima: 34 anos.Ensino Superior em Engenharia
EIACIdade mínima: 29 anos.
Idade máxima: 38 anos.
Ensino Superior em Teologia e ser Sacerdote ou Pastor
CIAAR

Cursos de pós-formação

  • CMAE: Curso de Medicina Aeroespacial. Destina-se a médicos oficiais da ativa das Forças Armadas do Brasil e das Nações Amigas.
  • CAdP-G: Curso de Administração de Pessoal da Aeronáutica para Graduados. Destina-se aos suboficiais, sargentos e servidores civis que tenham função administrativa no Comando da Aeronáutica (COMAER);
  • CAdP-O: Curso de Administração de Pessoal da Aeronáutica para Oficiais. Destina-se aos oficiais e servidores civis que tenham função administrativa de chefe ou adjunto no Comando da Aeronáutica (COMAER);
  • CPIDM: o Curso de Preparação de Instrutores de Doutrina Militar é destinado aos militares graduados e oficiais instrutores dos alunos da EEAR, da EPCAR e do CIAAR, além dos que são designados para o SEREP e para as diversas Organizações Militares do Brasil.

Informações Gerais sobre o Centro de Instrução

Atualmente, o CIAAR é um centro de excelência no ensino, na formação e na adaptação de militares da Força Aérea Brasileira. Mas, em um século atrás, sua função era bem distinta da atual. Confira abaixo a evolução dessa renomada instituição:

  • 1933: o 4º Regimento de Aviação é estabelecido em Belo Horizonte (MG). Posteriormente, em 1939, essa Unidade recebeu o nome de 4º Corpo de Base Aérea;
  • 1941: ano que marca a criação do Ministério da Aeronáutica e o seu segmento militar que, na época, era denominado de Forças Aéreas Nacionais ㅡ denominação antecessora da Força Aérea Brasileira. Assim, surge a Base Aérea de Belo Horizonte;
  • 1983: é criado o Centro de Instrução e Adaptação de Apoio da Aeronáutica (CIAAR) que, anteriormente, era denominado de Comando de Formação e Aperfeiçoamento (COMFAP) e Centro de Instrução de Graduados da Aeronáutica (CIGAR);
  • 2002: além de ministrar o Curso de Formação de Oficiais Especialistas de Aeronáutica (CFOE), o Estágio de Adaptação de Oficiais da Aeronáutica (EAOF) e o Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC), o CIAAR passou a ser responsável pelos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos.

Edital CIAAR

Editais para os Cursos da Aeronáutica no CIAAR:

Editais para os Estágios da Aeronáutica no CIAAR:

Cursos e Estágios na CIAAR

Como já vimos acima, existem diversos cursos e estágios que são ministrados no CIAAR. Mas, você sabe qual é a diferença entre um e outro? 

O Curso é voltado para a formação de militares e engloba tanto disciplinas militares, quanto matérias específicas. Portanto, o Curso tem um período de formação mais longo para que o futuro militar obtenha êxito absoluto nas missões em que for empregado. 

Já o Estágio tem um período de formação mais reduzido, uma vez que foca basicamente na adaptação militar.

Agora que você já sabe a diferença entre Curso e Estágio, confira as formações que o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) ministra:

CURSOSESTÁGIOS
CFOEEAOF
CADAR EAOAP
CAFAREAOEAR
CAMAREIAC

Gostou do texto SOBRE CIAAR? Então, continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você fica por dentro de tudo o que há na vida militar e recebe dicas fundamentais para a conquista da tão sonhada aprovação. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios! Vem ser coruja!

Veja também:

Você pode gostar também