Redação AFA: características e dicas de citações!

Redação AFA: características e dicas de citações!

Vai prestar a prova escrita do Concurso AFA 2025 no dia 6 de julho? Então, você deve saber que uma das exigências é a escrita de uma redação! Separamos algumas informações que você precisa saber sobre as particularidades da banca da AFA e damos dicas de algumas citações úteis para usar em seu texto!

Redação AFA

Quem conhece os concursos militares, sabe que o nível de exigência das provas é bem diferente e mais focado do que o de vestibulares. Com a redação não é diferente! 

No caso da AFA, os candidatos precisam fazer um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com a clássica estrutura de introdução, dois parágrafos de argumentação e conclusão. Além disso, ela precisa ter, no mínimo, 100 palavras. 

Diferente da redação nos vestibulares, a banca da AFA não pede que os candidatos apresentem uma proposta de intervenção na conclusão. Além disso, é importante manter em mente que ela gosta de temas que exigem visão crítica sobre o presente. Com base nos temas de redação anteriores, é possível dizer que eles giram em torno de: 

  • Ética e comportamento social;
  • Tecnologia e suas consequências;
  • Violência e direitos humanos;
  • Cidadania e desafios sociais; e
  • Representações culturais e redes sociais. 

Pensando nisso, o candidato precisa coletar situações e frases que possam servir como citações e exemplos na hora de apresentar seus argumentos e mostrar seu conhecimento de mundo. A banca da AFA leva em conta a chamada informatividade, ou seja, se o seu texto ensina algo relevante sobre o tema proposto. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Dicas de citações 

Para que o candidato tenha uma variedade de opções de citações e exemplos para usar na redação, é importante sempre separar as frases ou situações que chamem a sua atenção ao longo do seu período de estudos até o dia da prova! Veja vídeos de filósofos ou figuras históricas, ouça discursos e palestras de pessoas relevantes e leia livros e artigos sobre os mais variados temas! 

Para facilitar sua organização, por que não separar as frases que coletar por temas? Separamos algumas citações úteis para você nesse estilo! 

Ética e valores sociais

"A banalidade do mal refere-se à incapacidade de pensar, à ausência de reflexão sobre as consequências de suas ações." 
Hannah Arendt

A frase acima se refere ao conceito da banalidade do mal, desenvolvido pela filósofa alemã de origem judia, Hannah Arendt, no livro “Eichmann em Jerusalém”. Nessa obra, ela analisa o julgamento do organizador do holocausto, Adolf Eichmann, que foi capturado e julgado em Israel nos anos 1960. 

Ela mostra como ações anti-éticas podem acontecer não apenas por grande maldade, mas devido à falta de pensamento crítico. Assim, até mesmo pessoas comuns podem cometer atrocidades, se não pararem para refletir sobre as consequências das suas ações. 

Dica: se quiser entender melhor o julgamento de Eichmann e os conceitos discutidos por Arendt neste caso, assista ao filme “Operação Final” na Netflix. Ele reconta os eventos da captura do nazista pelo serviço secreto isralense. 

Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal”. 
Immanuel Kant 

Outro autor que é bom para usar em temas de Ética e valores sociais é o filósofo Immanuel Kant. Suas ideias auxiliam na hora de discutir coerência ética, já que a máxima moral kantiana ensina que devemos agir apenas segundo princípios que possam ser universalizados. 

Em outras palavras, o cidadão deve estar ciente que as posturas individuais afetam o bem-estar coletivo. 

Cultura digital e comportamento

“Considerado de acordo com seus próprios termos, o espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda vida humana — isto é, social — como simples aparência”. 
Guy Debord 

Quando o assunto for Cultura Digital, um escritor que você pode usar é Guy Debord, que escreveu a famosa obra “Sociedade do Espetáculo”. Segundo ele, a vida virou uma grande encenação, em que a aparência substitui a essência. A citação pode ser usada em críticas à superficialidade nas redes sociais, por exemplo. 

“Toda cultura de massa trabalhou no mesmo sentido que as estrelas: um extraordinário meio de desprender os seres de seu enraizamento cultural e familiar, de promover um ego que dispõe mais de si mesmo.” 
Gilles Lipovetsky

Outro autor interessante é o filósofo francês Gilles Lipovetsky, que escreve sobre a hipermodernidade. Ele aponta que o culto à imagem e ao consumo tomou o lugar da profundidade e do compromisso coletivo. 

Cidadania e direitos humanos

 “A ideia de liberdade é inspiradora. Mas o que significa? Se você é livre em um sentido político mas não tem comida, que liberdade é essa? A liberdade de morrer de fome?”
Angela Davis

Em textos que falam de cidadania e direitos humanos é comum que assuntos como racismo, violência, injustiça e outros apareçam. Trazer frases de pessoas que lutaram pelos direitos humanos, como a ativista Angela Davis, é uma boa ideia. Ela foi uma das lideranças do Partido dos Panteras Negras e lutou pelos direitos civis e igualdade racial. 

No caso da citação, Davis aponta que a garantia dos direitos humanos não acontece só no papel ou num belo discurso, para ser efetiva, ela precisa ter efeito prático na vida das pessoas. 

“Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo”. 
Nelson Mandela

Mandela foi o símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul, por isso sua história e suas declarações carregam grande peso até hoje. 

Desigualdade social e representação

“Com efeito, para que sejam favorecidos os mais favorecidos e desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. Em outras palavras, tratando todos os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar a sua sanção às desigualdades iniciais diante da cultura.”
Pierre Bourdieu

É uma frase grande, mas calma! Algumas vezes, basta lembrar o conceito e atribuí-lo de forma correta ao autor. Pierre Bourdieu é um sociólogo francês que pode ser usado quando o assunto é desigualdade social. Seu pensamento mostra que o poder simbólico reproduz a desigualdade, inclusive pela forma como certos grupos são representados. 

“Talvez esses 50 anos (de globalização) criaram também uma multidão de excluídos, ajuda a fazer eu crer na oposição aos que têm e estão tranquilos por isso e aos que não tem e estão permanentemente intranquilos.” 
Milton Santos

O geógrafo brasileiro Milton Santos é outro que aborda a desigualdade social, especialmente no contexto da globalização. Suas ideias analisam a segregação urbana nas grandes cidades como efeito de um modelo de desenvolvimento desigual. 

Saúde pública e qualidade de vida

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.” 
Definição da Organização Mundial da Saúde

Quando o assunto é saúde pública e qualidade de vida, é uma boa ter em mente a definição oficial da OMS sobre o que saúde é. Afinal, ela indica que além de ausência de doença, saúde é também qualidade de vida. 

“Qualquer doença que é tratada como um mistério e temida intensamente será sentida como moralmente, se não literalmente, contagiosa”. 
Susan Sontag 

Junto com a definição da OMS, que tal usar uma reflexão sobre como a doença pode ser considerada um estigma em nossa sociedade? Susan Sontag é uma ensaísta e escritora do livro “Doença como Metáfora” e nele ela critica a associação da doença à fraqueza moral. 

Temas de redação anteriores

Que tal dar uma olhada nos temas anteriores da Redação AFA para ter uma ideia do que te espera na prova deste ano? Separamos para você as propostas de redação dos últimos anos: 

Ano do Concurso AFATema de Redação
2024“A felicidade mostrada e a construção do sucesso na cultura das redes sociais representam a realidade vivida por seus usuários inseridos na hipermodernidade?”
2023Considerando os avanços tecnológicos no mundo de hoje, a inteligência artificial poderá substituir a necessidade do esforço e do estudo dos seres humanos para aprenderem e produzirem conhecimento?
2022200 anos de Independência do Brasil
2021“Acontece que dá para levar vantagem em tudo sem fazer com que os outros saiam em desvantagem.”
2020Quais atitudes concretas todo cidadão pode tomar para evitar e combater a violência contra a mulher?
2018A violência em nossa sociedade, sob suas diversas manifestações, como, por exemplo, nas relações interpessoais e na cultura. 
2017Os efeitos negativos do uso indiscriminado da internet.
2016Com o crescimento da expectativa de vida no Brasil, a população de idosos tende a aumentar gradativamente. Considerando essa realidade, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o tema: VIVER MUITO COM QUALIDADE DE VIDA.
2015A realidade da vida nas favelas e a maneira como são apresentadas atualmente para o mundo.
2014Com base nos textos e gráficos apresentados acima, no perfil de mulheres por eles apresentado e na discussão por eles suscitada, escreva um texto dissertativo-argumentativo, problematizando a questão do aumento do número de mulheres no mercado de trabalho.
2013O combate aos preconceitos na atualidade.

Você sabia que o Estratégia Militares oferece correção ilimitada de redações para seus alunos? Dá para enviar quantas redações você quiser e ainda receber feedbacks em cada uma delas! Clique no banner a seguir e conheça nossa plataforma de cursos on-line e o Banco de Questões do Estratégia Militares! 

Texto elaborado com base no material da Profa Marina Ferreira.

CTA AFA

Você pode gostar também