As redações dos concursos militares são um pouco diferentes das redações dos vestibulares. Conhecimento sobre as figuras históricas do mundo militar é um repertório importante para enriquecer seu texto e fonte de ideias de citações! Por isso, o Estratégia Militares preparou para você uma lista com cinco frases do Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro!
Navegue pelo conteúdo
Quem foi Duque de Caxias?
Luíz Alves de Lima e Silva, aquele que viria a se tornar o Duque de Caxias, foi um importante militar da época do Brasil Império. Ele serviu sob D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, e teve grande papel na pacificação de revoltas dentro do país e na Guerra do Paraguai.
Luíz Alves entrou na Academia Real Militar aos 15 anos de idade e, em 1822, foi escolhido por D. Pedro I para integrar o Batalhão do Imperador. Sua primeira atuação foi na repressão do movimento de independência da Bahia, entre 1822 e 1823. Ele também foi enviado para lidar com outros movimentos, como a Balaiada, a Revolução Farroupilha e a Cabanagem.
Além disso, ele participou de dois conflitos internacionais: a Guerra da Cisplatina e a Guerra do Paraguai. Sua liderança, integridade e atuação contra as revoltas fizeram com que ele fosse considerado um símbolo de unidade nacional.

O nome “Caxias” teve origem durante a Revolta dos Balaios. Na época, os insurgentes ocupavam a cidade de Caxias. Após a vitória, Luíz Alves foi promovido ao posto de General-Brigadeiro e recebeu o nobre título de Barão de Caxias.
A cada nova conquista, o militar também acumulava títulos, até que foi nomeado Duque de Caxias, em 1869, após tomar a capital do Paraguai.
Por suas conquistas, o Duque de Caxias foi nomeado o Patrono do Exército Brasileiro e seu aniversário, dia 25 de agosto, tornou-se também o “Dia do Soldado”.
Saiba mais sobre o Duque de Caxias no Portal do Estratégia Militares!
Agora que você conhece o Duque de Caxias, vamos conferir algumas de suas frases famosas?
1. “Sigam-me os que forem brasileiros”
Essa declaração foi dita pelo Duque de Caxias na Batalha de Itororó, que aconteceu em 1868, um momento decisivo na Guerra do Paraguai. Na hora de incentivar os soldados, o militar trouxe à tona o patriotismo das tropas e o compromisso de lutar pelo país.
Quer falar da importância da unidade e do amor à pátria para o sucesso do nosso país na redação? Essa frase pode ser uma boa alternativa!
2. “Tirem-se meus generais, mas não me deixem sem meus capelães”
Nesta frase, Duque de Caxias afirma a importância da religiosidade e do apoio espiritual junto às tropas. Sua fala demonstra que os soldados precisam de vários tipos de suporte para cumprirem seus deveres, não apenas desempenho físico e boa liderança.
Como citação, essa declaração pode ser utilizada para discutir a importância de oferecer uma infraestrutura que responda às necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais da tropa. Essa frase pode ser usada até mesmo fora do contexto militar, já que ela destaca a importância de tratar o ser humano de forma holística.
3. “A verdadeira bravura do soldado é nobre, generosa e respeitadora dos princípios de humanidade”
Duque de Caxias foi alguém que suprimiu várias revoltas e essa afirmação foi feita no contexto da pacificação de uma delas. Sua intenção era incentivar o tratamento respeitoso até mesmo aos inimigos desarmados.
Aqui, ele afirma que a bravura não vem só de conquistas bélicas, mas também da forma como o soldado se porta e do respeito que ele deve ter para com o ser humano. Aqueles treinados para a guerra também não podem esquecer a ética e a dignidade humana.
4. “Minha espada não tem partidos”
Outra frase conhecida de Duque de Caxias, que enfatiza o dever do militar de defender o país como um todo, independente de questões políticas. Ela é um lembrete de que o compromisso das Forças Armadas é para com a segurança nacional e a defesa da população.
5. “Em cada vitória, a pátria deve ser lembrada, pois ela é o verdadeiro prêmio”
Em meio às lutas e conflitos, é fácil esquecer o objetivo. Essa frase de Duque de Caxias nos lembra que mais do que glórias individuais, fama e riquezas, o militar deve se lembrar que a pátria é o seu verdadeiro prêmio. Outra forma de interpretar é como um alerta para aqueles que servem o país: não se deixem levar por recompensas frívolas.
Prepare-se para a redação com o Estratégia Militares
Você sabia que o Estratégia Militares oferece correção ilimitada de redações para seus alunos? Dá para enviar quantas redações você quiser e ainda receber feedbacks pessoais de nossos professores em cada uma delas!
Interessado? Então visite a nossa plataforma de cursos on-line preparatórios e Banco de Questões do Estratégia Militares!
Fontes: