A Idade Média e o modo de vida feudal

A Idade Média e o modo de vida feudal

Você já ouviu falar ou tem curiosidade sobre a Idade Média?  Então, leia este artigo que o Portal Estratégia Militares produziu para você sobre esse momento da história da humanidade que pode cair em seu Concurso Militar! Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Quando falamos em Idade Média, muitas imagens surgem na memória: o camponês, a igreja, os castelinhos cheios de muralhas etc. Sendo assim, vamos aprofundar mais o seu conhecimento por meio do estudo das experiências humanas durante esse período histórico. 

A Idade Média é uma terminologia criada por historiadores do século XVIII. Convencionou-se que seria um período entre o ano de 476, com o fim do Império Romano do Ocidente, e 1453 com o fim do Império Bizantino – também chamado de  Império Romano do Oriente. 

Agora, observe: se considerarmos que o Império Bizantino é o Antigo Império Romano do Oriente, a Idade Média compreende o tempo inteiro que se levou para colocar um fim definitivo ao antigo Império Romano, ou seja, entre os séculos V e XV. Assim, o período da Idade Média é o tempo do “meio” da história da humanidade.

Entre outros motivos, é por isso que o termo Idade Média teria sido um termo pejorativo para fazer referência a um tempo na história entre dois momentos brilhantes: o esplendor Romano e o Renascimento, que significou uma retomada da cultura greco-romana. 

Por que, porém, o termo “Idade Média” é considerado pejorativo? 

Porque é o meio do caminho – e não a excelência em si. Então, a Idade Média é um tempo histórico no qual não houve grande esplendor econômico e político. 

Contudo, repare que essa visão historiográfica é eurocêntrica, uma vez que coloca como centro da Idade Média a formação da ordem social feudal – que se deu, sobretudo, na porção Ocidental da Europa. 

Mas, entre 476 e 1453 há muitas outras experiências humanas que não podem ser resumidas ao feudalismo. E não estamos falando de China, Japão ou Índia, tampouco dos povos do centro ou do sul do continente africano. Falamos da região que chamaremos aqui de “Mundo do Mediterrâneo” ou o lugar onde se localizou o Império Romano. 

Nesse tempo da Idade Média, nessa região do “Mundo Mediterrâneo” concorreram pelo menos três civilizações:

Observe o mapa abaixo. Preste atenção como as civilizações conviveram nas terras do antigo Império Romano.

Todas essas civilizações se formaram, expandiram-se e fragmentaram-se no mesmo período e, em muitas situações, disputando os mesmos espaços. Portanto, houve conflito entre elas e, de certa forma, relações de influência umas com as outras. 

Voltando ao tema Idade Média, para efeitos pedagógicos, os historiadores acordaram em dividi-la em três blocos. Veja:

Vamos estudar posteriormente cada um desses blocos. Por isso, fique de olho em mais conteúdos de História no Portal Estratégia Militares. 

Quer se tornar um militar de carreira? Então, por que você ainda não está estudando com o Estratégia Militares? Nosso material é totalmente voltado para o que é pedido nos editais dos concursos. Por isso, não perca mais tempo! Clique no banner e conheça nossos cursos!

CTA - Militares

Texto elaborado com base no material didático da professora Alê Lopes.

Você pode gostar também