Já faz parte da Marinha do Brasil, mas quer dar um upgrade na sua carreira? O Concurso QOAM oferece oportunidades para militares do Quadro de Praças da Armada ou do Corpo de Fuzileiros Navais que têm o desejo de se tornarem Oficiais da Marinha do Brasil! Se interessou? O Estratégia Militares separou as principais informações sobre o Concurso QOAM para você!
Confira o calendário do seletivo, o número de vagas, as etapas e muito mais!
Navegue pelo conteúdo
O que é o QOAM?
Os Quadros de Oficiais Auxiliares da Marinha (QOAM) têm como função suprir as necessidades da Marinha do Brasil em seus diversos setores. Para isso, é preciso dispor de pessoal habilitado para o exercício de funções de caráter administrativo, operativo e técnico compatíveis com suas especialidades de origem, seus postos e suas qualificações.
Ao ingressar no QOAM, os militares exercem cargos ou funções nas Organizações Militares (OM) da Marinha conforme as suas qualificações e atendendo às conveniências do serviço. O profissional poderá exercer seu cargo embarcado ou em terra.
Existem dois tipos de QOAM. São eles:
- Quadro de Oficiais Auxiliares da Armada (QOAA); e
- Quadro de Oficiais Auxiliares do Corpo de Fuzileiros Navais (QOACFN).
Os Oficiais que compõem os QOAM vieram anteriormente de seus respectivos Corpos de Praças (Armada ou Fuzileiro Naval). Eles são selecionados conforme as suas capacidades técnico-profissionais e as qualidades intelectuais e morais que fazem parte do perfil do Oficialato.
Como ingressar no QOAM?
O ingresso nos QOAM só será realizado por meio do Concurso de Admissão, que acontece anualmente e é constituído de uma seleção inicial. Após essa primeira fase, o militar ingressa no Curso de Formação de Oficiais Auxiliares.
Para se inscrever no seletivo, os candidatos devem obedecer aos seguintes requisitos básicos (conforme o artigo 5º da Lei nº 7.574, de 23 de dezembro de 1986):
- Possuir o segundo grau completo;
- Ser, no mínimo, Terceiro-Sargento; e
- Idade limite de 44 anos.
Edital QOAM e Vagas
Todos os anos, a Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM) e o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) estabelecem o número de vagas para o QOAA e o QOACFN no Curso de Formação de Oficiais Auxiliares.
O aviso sobre a realização do concurso é feito internamente, por meio do Boletim de Ordens e Notícias da Marinha do Brasil (BONO). Ele é publicado diariamente na intranet da instituição. No entanto, para a abertura do seletivo, é divulgado um BONO Especial, que traz todas as informações relevantes para os militares que desejam se tornar Oficiais.
Neste ano, o BONO Especial com o Edital QOAM 2025 foi divulgado no dia 13 de fevereiro! Veja a seguir:
Em 2025, o seletivo abriu 62 vagas para o Curso de de Formação de Oficiais Auxiliares. Elas são divididas entre o Corpo de Praças da Armada (CPA), o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) e o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN).
Veja a seguir a distribuição das vagas:
Corpo | Vagas |
---|---|
CPA | 32* |
CAP | 18* |
CPFN | 12* |
Habilitações QOAM 2025
A QOAM informa todos os anos quais são as especialidades com vagas. Em 2025, são as seguintes:
- Área Técnica: Arquivologia e Gestão de Documentos; Educação física; Matemática –
Licenciatura; Biblioteconomia; Estatística; Meteorologia; Ciências Biológicas; Física – Licenciatura; Psicologia; Comunicação social; História; Serviço social; Desenho industrial; Informática; Oceanografia; Direito; Letras Português – Licenciatura; Pedagogia; Geologia; e Tecnologia em Construção Naval. - Área de Apoio à Saúde: Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; e Nutrição.
- Área de Administração: Administração; Ciências Contábeis; e Economia.
- Área de Engenharia: Engenharia Naval; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia Elétrica; Engenharia Cartográfica; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Petróleo; Arquitetura e Urbanismo; e Engenharia Eletrônica.
Calendário QOAM 2025
Veja a seguir o calendário das principais etapas do Concurso QOAM 2025!
Evento | Data |
---|---|
Período de inscrições | 17 de fevereiro a 07 de março de 2025 |
Divulgação de locais de prova e horário | a partir de 10 de outubro de 2025 |
Prova Escrita Objetiva | 26 de outubro de 2025 |
Resultado da Prova Escrita Objetiva | 28 de outubro de 2025 |
Divulgação de Gabaritos | 28 de outubro de 2025 |
Resultado Final | a partir de 06 de fevereiro de 2025 |
Concurso QOAM 2025: Inscrições
A solicitação de inscrição deverá ser feita entre os dias 17 de fevereiro e 07 de março. Elas são feitas pelo próprio sistema da Marinha SisQOAA. Diferente dos seletivos públicos, o Concurso QOAM é prestado exclusivamente por militares, portanto, a inscrição exige mais etapas e autorização por parte do comandante da Organização Militar a que o militar responde.
Os detalhes estão descritos no BONO Especial! Não é necessário pagar uma taxa de inscrição.
Como é a Prova Objetiva?
Para ingressar no Curso, o militar terá que realizar a Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Gerais e Militar-Naval e Redação. Ela consta de 50 questões, divididas em:
- Língua Portuguesa – 6 questões;
- Matemática – 7 questões;
- História e Geografia – 15 questões; e
- Conhecimento Militar-Naval – 22 questões.
O candidato tem cinco horas para responder todas as questões da prova escrita objetiva e para fazer a redação.
Como é o Curso QOAM?
Ao ingressar no Curso de Formação, os candidatos são considerados Praças Especiais. Sendo assim, a precedência hierárquica, o uso de uniforme e a remuneração serão equiparados aos da Guarda-Marinha.
O candidato aprovado e classificado no seletivo fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) na cidade do Rio de Janeiro.
O CFO tem o objetivo de preparar o candidato para o exercício de funções em OMs situadas em qualquer estado dos nove Distritos Navais da Marinha, de acordo com suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço. Ele promove a instrução militar-naval dos candidatos.
Durante o curso, o candidato fará um Estágio de Aplicação (EA) com duração de até uma semana. Seu objetivo é a adaptação dos alunos às características do serviço naval inerentes à profissão, além da complementação de sua formação militar-naval e da avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas. O EA será feito em OMs designadas para isso sob a supervisão do CIAW.
O CFO terá a duração de cerca de 31 semanas. Durante todo esse período, o candidato estará submetido ao Regimento Interno e ao Regulamento do CIAW, além de à Legislação vigente aplicada a todos militares da ativa das Forças Armadas.
Quer saber mais sobre os seletivos da Marinha do Brasil e das outras Forças Armadas? Então, acompanhe o Portal Estratégia Militares e visite nossa plataforma de cursos on-line preparatórios! Clique no banner a seguir: