O que cai na prova dos Fuzileiros Navais Músicos?

O que cai na prova dos Fuzileiros Navais Músicos?

Se você é músico e deseja ser integrante de uma das bandas do Corpo de Fuzileiros Navais, a oportunidade é o Concurso Sargento Fuzileiro Naval Músico. Como todo seletivo militar, ele é composto de várias fases. A primeira delas são as provas objetivas. Você sabe o que cai no exame? Leia o texto que o Estratégia Militares produziu e saiba tudo sobre a prova do seletivo!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Exame de Escolaridade

O exame de escolaridade é de caráter eliminatório e classificatório. Ao contrário de outros concursos militares, no processo seletivo para Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais é composto de duas provas escritas, cada uma valendo 100 pontos. São elas: 

  1. Prova Específica de Música; e 
  2. Prova de Expressão Escrita. 

Prova Específica de Música

A Prova Específica de Música contém 25 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 opções de resposta, sendo apenas uma correta. Os assuntos abordados na Prova Específica de Música são os seguintes: 

a) acordes; 

b) escala cromática; 

c) escala geral; 

d) enarmonia; 

e) história da música; 

f) intervalos; 

g) modos de escala (maior e menor); 

h) modulação; 

i) série harmônica; 

j) tons vizinhos e afastados; 

k) transposição e ornamentos; 

l) vozes; 

m) transposição dos modos litúrgicos; 

n) andamento; 

o) história e compositores dos hinos pátrios brasileiros; 

p) a situação da música no fim do mundo antigo; 

q) canto litúrgico e canto secular na Idade Média; 

r) origem do estilo clássico: a sonata, a sinfonia e a ópera no século XVIII; e 

s) o século XIX: música instrumental. 

Referências Bibliográficas 

Os livros abaixo são as referências bibliográficas divulgadas pelo edital do Concurso Sargento Fuzileiro Naval 2025: 

  • Mascarenhas, Mário; Cardoso, Belmira. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. Editora Irmãos Vitale. 1º Volume, 1973; 
  • Mascarenhas, Mário; Cardoso, Belmira. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. Editora Irmãos Vitale. 2º Volume. 8ª edição 1996; 
  • Med, Bohumil. Teoria da Música. 5ª ed. Vade Mecum de teoria musical. Brasília-DF, Musimed, 2017; 
  • Priolli, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 1º Volume. 54ª ed. revista e atualizada. Casa Oliveira de Músicas, RJ 2013; 
  • Priolli, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 2º Volume. 33ª ed. revista e atualizada. Casa Oliveira de Músicas, RJ 2013; 
  • Bennett, Roy. Uma breve História da Música, 2ª Edição, RJ – Jorge Zahar Editora, 1986; 
  • Group e Palisca. A situação da música no fim do mundo antigo. In: História da Música Ocidental. 5ª Edição, Lisboa, Editora Gradativa, 2007. Cap. 1, p. 15-49; e 
  • Group e Palisca. Canto litúrgico e canto secular na Idade Média. In: História da Música Ocidental. 5ª Edição, Lisboa, Editora Gradiva, 2007. Cap. 2, p. 50-95. 

Prova de Expressão Escrita

A Prova de Expressão Escrita é composta de uma redação dissertativa, redigida a caneta com letra cursiva. O tema costuma ser um assunto de importância nacional ou um fato atual. A redação precisa ter no mínimo vinte e no máximo trinta linhas. 

A banca de correção avaliará, principalmente: 

  • coerência;
  • clareza de ideias; 
  • correção gramatical; 
  • sintaxe; 
  • ortografia; e 
  • fidelidade ao tema proposto. 

É importante ressaltar que apenas as redações de candidatos que tiverem nota igual ou maior a 50 pontos na Prova Específica de Música – considerando-se os empates na última posição – serão corrigidas. 

E então? Está preparado para encarar os exames do Concurso Sargento Fuzileiro Naval Músico? Prepare-se para esse concurso estudando com o Estratégia Militares, líder em classificação! Clique no banner abaixo e saiba mais! 

BANNER_PORTAL_
Você pode gostar também