Acentuação gráfica

Acentuação gráfica

A acentuação gráfica consiste na aplicação de certos símbolos escritos sobre determinadas letras para representar o que foi estipulado pelas regras de acentuação do idioma. De forma geral estes acentos são usados para auxiliar a pronúncia de palavras que fogem do padrão prosódico mais comum.

Um diacrítico (do grego: διακριτικός, “que distingue”) é um sinal gráfico que se coloca sobre, sob ou através de uma letra para alterar a sua realização fonética, isto é, o seu som, ou para marcar qualquer outra característica linguística. São exemplos: acento agudo, acento grave, acento circunflexo, trema, til, mácron, visto, caron, braquia.

No que diz respeito à acentuação gráfica das palavras, uma ideia equivocada, que geralmente se tem, é achar que são os acentos que fazem com que os fonemas modifiquem seu som. Pensa-se, por exemplo, que é o acento agudo “´” que faz com que /é/ seja pronunciado de modo “mais aberto” do que /e/. Ou então, outro exemplo, algumas pessoas ficam tentando pronunciar “corretamente” o a com crase [à] repetindo duas vezes a pronúncia da vogal.