Pela primeira vez na história do nosso país um foguete comercial será lançado de uma base aeroespacial brasileira! O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) será palco do lançamento do foguete da Innospace, uma empresa sul-coreana, na chamada Operação Spaceward.
O foguete, que se chama HANBIT-Nano, está previsto para ser lançado no dia 22 de novembro. A Operação Spaceward é conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB)! Contamos os detalhes sobre esse lançamento inédito para você!
Navegue pelo conteúdo
O que é a Operação Spaceward?
Em 2020, a Agência Espacial Brasileira abriu um edital público para empresas interessadas em realizar lançamentos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara. O objetivo é incentivar o modelo de parcerias público-privadas no setor espacial brasileiro e a empresa sul-coreana Innospace foi a selecionada para o primeiro acordo, assinado por fim em 2022.
Por isso, a Operação Spaceward marca a primeira operação comercial do Centro de Lançamentos Alcântara e da Força Aérea Brasileira. A missão é levar oito cargas – cinco pequenos satélites e três experimentos tecnológicos – ao espaço, a bordo do foguete HANBIT-Nano.

Testes de lançamento foram realizados com sucesso em 2023 e a missão oficial de lançamento foi autorizada em maio deste ano. Espera-se que a Operação Spaceward seja a primeira de várias iniciativas de geração de renda e investimentos no setor espacial.
Centro de Lançamento de Alcântara
Localizado no município de Alcântara, no estado do Maranhão, o CLA foi inaugurado em 1983. É considerado um dos mais privilegiados centros de lançamento do mundo, por conta da sua proximidade com a linha do Equador – a apenas 2o e 18’ ao sul.
Foguetes lançados dessa base têm maior economia de combustível comparado a outros centros de lançamento, o que permite levar maior quantidade de cargas. Além disso, permite o lançamento em vários tipos de órbita.

O CLA é subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ligado ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Apesar da boa localização, a base já enfrentou problemas no passado, como o acidente de 2003, que matou 21 civis em uma explosão, três dias antes do lançamento de um foguete.
Nos últimos anos, a AEB tem procurado tornar o CLA em um espaçoporto que pode ser usado também comercialmente, como na Operação Spaceward.
Operação Spaceward e a FAB
A equipe da Operação Spaceward é composta por cerca de 400 pessoas, sendo que dessas, 300 são militares da Força Aérea Brasileira. Além disso, também há mais ou menos 60 membros que fazem parte da equipe enviada pela empresa sul-coreana Innospace.
Engenheiros, médicos, técnicos – a FAB emprega uma equipe multidisciplinar para que a Operação Spaceward seja um sucesso. A segurança no Centro de Lançamentos de Alcântara é dividida em três eixos: segurança orgânica, de superfície e de voo.

Na segurança orgânica, os militares da FAB fazem o controle de acesso às áreas sensíveis do CLA, a vigilância das instalações e a atuação de inteligência. Eles devem garantir que as preparações sejam feitas dentro dos padrões estabelecidos.
A segurança de superfície é responsável por todas as atividades realizadas em solo, como o manuseio do veículo, equipamentos de energia e combustíveis.
Por fim, a segurança de voo é aquela que irá monitorar as atividades durante o lançamento. É uma etapa crucial que exige o monitoramento em tempo real e tomada de decisões em curto espaço de tempo. Qualquer anomalia detectada durante o lançamento precisa ser identificada imediatamente. Em casos graves, pode ser necessário acionar os sistemas de interrupção da missão.

Segundo informado pela Força em sua página, os militares da FAB atuarão sob protocolos de segurança equivalentes aos padrões internacionais. Além disso, a Marinha do Brasil também fará um alerta para que as embarcações próximas evitem os espaços sob risco de serem atingidos por fragmentos em caso de acidentes.
Foguete HANBIT-Nano
O lançamento do dia 22 de novembro também será o voo inaugural do foguete HANBIT-Nano, desenvolvido pela Innospace. Segundo a Agência Espacial Brasileira, o HANBIT-Nano tem 21,9 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e massa total de quase 20 toneladas. Além disso, ele é capaz de transportar até 90 quilos de carga útil.
O HANBIT-Nano é um foguete de dois estágios que utiliza a propulsão híbrida, com dois tipos de combustível: parafina sólida e oxigênio líquido.

Satélites brasileiros e indianos
O HANBIT-Nano transportará oito cargas, sendo sete de origem nacional. Ao todo, elas somam 18 quilos. Segundo a AEB, as cargas são:
- Satélites FloripaSat-2A e FloripaSat-2B: desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Sistema de Navegação Inercial (SNI-GNSS): desenvolvido pelas empresas Concert Space, Cron e Horuseye Tech por encomenda da AEB;
- Satélite educacional PION-BR2: desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a AEB, o Programa da ONU para o Desenvolvimento e a startup PION. Ele levará mensagens de estudantes da rede pública ao espaço;
- Satélite Jussara-K: desenvolvido por instituições e startups locais com o objetivo de coletar e transmitir dados ambientais;
- Sistema de Navegação Inercial PINA-FD;
- Sistema de Radiofrequência Sputnik; e
- Módulo de comunicações SOLARAS-S2: desenvolvido pela empresa indiana Grahaa Space e projetado para observação solar e análise de fenômenos que afetam os sistemas tecnológicos na Terra.

A Operação Spaceward fará o lançamento do foguete HANBIT-Nano e suas cargas no dia 22 de novembro, se as condições forem favoráveis.
Já pensou em um dia trabalhar no setor aeroespacial? A Força Aérea Brasileira é fundamental para que as atividades espaciais sejam desenvolvidas no país. Uma das instituições mais importantes para a formação de engenheiros aeroespaciais é o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), por exemplo.
Quer saber mais sobre as escolas de formação da FAB? Visite o Portal Estratégia Militares! Além disso, clique no banner e conheça a nossa plataforma de cursos on-line preparatórios para os concursos militares dessas instituições!
Fontes:
- https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/11/07/fab-confirma-data-de-lancamento-de-foguete-sul-coreano-no-maranhao.ghtml
- https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/10/04/centro-de-lancamento-de-alcantara-fara-lancamento-do-primeiro-foguete-comercial-sul-coreano.ghtml
- https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/45075/OPERA%C3%87%C3%83O%20SPACEWARD%20-%20FAB%20detalha%20seguran%C3%A7a%20para%20lan%C3%A7amento%20do%20foguete%20sul-coreano.%20Entenda
- https://cla.dcta.mil.br/images/pdf/cartilha_cla_2016.pdf
- https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/brasil-se-prepara-para-o-primeiro-lancamento-comercial-a-partir-do-centro-de-lancamento-de-alcantara
- https://www.gov.br/aeb/pt-br
- https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/fab-mobiliza-400-profissionais-para-primeiro-lancamento-comercial-do-brasil
- https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/cargas-uteis-apoiadas-pela-aeb-integram-o-primeiro-lancamento-orbital-comercial-do-brasil
- https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/sul-coreanos-iniciam-integracao-de-cargas-no-centro-de-lancamento-de-alcantara



