ONU reconhece ampliação do território marítimo da Amazônia Azul
Fonte: Marinha do Brasil

ONU reconhece ampliação do território marítimo da Amazônia Azul

A ampliação do território marítimo brasileiro foi oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na última semana, no dia 26 de março. Com a resolução publicada pela organização internacional, a chamada Amazônia Azul – sob responsabilidade do Brasil – terá um aumento de 360 mil km2, segundo informações da Agência Marinha de Notícias. 

O pedido de expansão foi feito pelo Brasil à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) e foi necessário extensa cooperação entre diplomatas e Oficiais da Marinha do Brasil para que ele fosse reconhecido. Segundo a Agência Marinha de Notícias: “Foram sete anos de interação entre os técnicos brasileiros e os peritos da CLPC para que o pleito fosse atendido, um marco para a definição das fronteiras marítimas brasileiras”. 

Quer entender mais sobre a importância da ampliação da nossa Amazônia Azul? O Estratégia Militares explica para você! 

O que é a Amazônia Azul? 

Todo país com saída para o mar tem soberania sobre a plataforma continental, que se estende por 200 milhas náuticas a partir da costa para dentro do oceano. Por suas riquezas naturais, o nosso território marítimo foi batizado de Amazônia Azul. 

Cheia de recursos, ela é o local onde 95% do nosso petróleo é extraído; também é onde acontecem 45% das atividades pesqueiras e a maior parte do tráfego marítimo do comércio exterior do Brasil. 

A proteção dessa área – tanto de ameaças externas quanto de degradação pelo uso irresponsável – é responsabilidade da Marinha do Brasil. 

Por que ampliar a Amazônia Azul?

Como o Brasil tem direito a todos os recursos encontrados dentro do seu território marítimo – sejam eles vivos ou minerais –, é do nosso interesse assegurar a expansão da Amazônia Azul. Há três áreas que o Brasil deseja expandir. São elas: 

  • a Região Sul; 
  • a Margem Equatorial; e 
  • a Margem Oriental-Meridional. 

As áreas em torno no arquipélago de Trindade e Martins Vaz, no Espírito Santo, e do arquipélago de São Pedro e São Paulo, no Nordeste, são um exemplo das regiões marítimas que o Brasil deseja expandir. 

Expansão da Margem Equatorial 

A nova ampliação reconhecida pela ONU se refere à Margem Equatorial da Amazônia Azul. Segundo a Marinha do Brasil, ela compreende a região que se estende da foz do Rio Oiapoque (AP) ao litoral norte do Rio Grande do Sul. As bacias sedimentares da foz do rio Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar também fazem parte. 

No total, a área expandida é de 360 mil km2, o equivalente ao tamanho do território da Alemanha. Veja o mapa da Margem Equatorial: 

Fonte: Agência Marinha de Notícias.

A região é de grande interesse para as empresas petrolíferas, como a Petrobras. Os técnicos da empresa, inclusive, fazem parte do LEPLAC, o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira, que desempenha um papel crucial nas negociações com a CLPC. 

Como fica o novo mapa? 

A Amazônia Azul com sua área ampliada já foi incluída no Atlas Geográfico Brasileiro – elaborado pelo IBGE – desde o ano passado, apesar da expansão ainda não ter sido aprovada na época. 

Veja a seguir como fica o mapa do território brasileiro: 

Fonte: Agência Marinha de Notícias.

Marinha do Brasil e a Amazônia Azul 

A Marinha do Brasil é a defensora dos nossos mares e rios. Aqueles que desejam fazer parte dela podem participar dos concursos públicos de admissão e se tornarem militares de carreira dentro da Força Armada. Questões sobre a Amazônia Azul costumam aparecer com frequência nas provas escritas dos seletivos. 

Além disso, como a expansão do território marítimo da Amazônia Azul é uma grande conquista para o nosso país, há grande probabilidade dela aparecer nos seletivos deste ano! Fique atento e estude o assunto para poder usar seu conhecimento de atualidades nas provas da Marinha do Brasil! 

Quer estudar para os Concursos da Marinha do Brasil? Então conheça a plataforma de cursos on-line do Estratégia Militares! Clique no banner e acesse nosso site! 

CTA - Militares

Fonte: 

Você pode gostar também