Forças Armadas auxiliam a população do Rio Grande do Sul

Forças Armadas auxiliam a população do Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul entrou em estado de calamidade pública por conta das fortes chuvas que atingiram a região desde segunda-feira, 29 de abril. Vários municípios estão alagados e precisando de ajuda para sua população. As Forças Armadas foram convocadas para prestar socorro, como sempre acontece. Confira a seguir! 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Operação Taquari II

Segundo informações do site do Ministério da Defesa, primeiramente, 626 militares das Forças Armadas Brasileiras foram mobilizados para apoiar as vítimas das enchentes de abril no Rio Grande do Sul. Cerca de 25 municípios, atingidos pelas tempestades desde o dia 29, estão recebendo o apoio das Forças Armadas. 

A Operação Taquari II começou no dia 30 de abril e contava com 45 viaturas, 5 helicópteros e 12 embarcações. Além disso, há equipamentos de engenharia para transporte de material e de pessoal. As ações dos militares na Operação Taquari II estão acontecendo em apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros do estado. 

No entanto, no dia 03 de maio, o Ministério da Defesa atualizou os números da ajuda à população do Rio Grande do Sul. Confira na imagem abaixo o total de militares e equipamentos usados atualmente na operação:

Em 2023 ocorreu a primeira fase da operação Taquari também no Rio Grande do Sul, como resposta às fortes chuvas na região. Os militares foram mobilizados para atender aos municípios afetados pelas tempestades e suas atividades incluíam busca e resgate, distribuição de suprimentos e reconstrução. 

Ação dos Militares

As atividades desempenhadas pelos militares na Operação Taquari II incluem: 

  • resgate de pessoas ilhadas; 
  • distribuição de alimentos, água e donativos; e
  • auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. 

Além disso, eles atuam na montagem de barracas para triagem de desabrigados e no fornecimento de colchões. No momento, o trabalho abrange os municípios: 

  • Alegrete; 
  • Bento Gonçalves; 
  • Candelária; 
  • Eldorado do Sul; 
  • Encantado; 
  • General Câmara; 
  • Jaguarão; 
  • Lajeado; 
  • Montenegro; 
  • Muçum; 
  • Nova Palma; 
  • Nova Santa Rita; 
  • Porto Alegre; 
  • Rosário do Sul; 
  • Santa Cruz do Sul; 
  • Santa Tereza; 
  • São Gabriel; 
  • São Sebastião do Caí; e 
  • Sinimbu.

Segundo o portal UOL de notícias, em 12 de maio, 447 município do Rio Grande do Sul tinham sido atingidos pelas enchentes. Segundo o Censo de 2022 do IBGE, o estado possui 497 municípios.

Hospital de Campanha

Para apoiar a população do Rio Grande do Sul, auxiliando no socorro às vítimas, as Forças Armadas mobilizaram um hospital de campanha (HCamp). A unidade conta com enfermaria, 40 leitos, 2 consultórios para atendimento e 1 para triagem. 

A unidade hospitalar seguirá do Rio de Janeiro para Lajeado, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes, e que se encontra com hospitais fechados e sem energia elétrica.

Atuação da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB), sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), está atuando no resgate da população de Santa Maria desde a noite do dia 30 de abril. 

Até a manhã do dia 02 de maio, 110 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de dois anos que estava hospitalizada em estado crítico em Faxinal do Soturno e foi levada para Santa Maria. Também foram evacuados oito pacientes de hemodiálise e duas gestantes em estado crítico.

Para a missão, a FAB está utilizando dois helicópteros H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – Esquadrão Pantera. Até o momento, cerca de 80 militares estão diretamente envolvidos na Operação Taquari II.

A FAB criou um hotsite onde é possível acompanhar todas as suas ações no Rio Grande do Sul. Clique aqui para acessar a página.

Atuação da Marinha

Por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), a Marinha do Brasil (MB) enviou viaturas, embarcações e militares para prestar apoio à população do Rio Grande do Sul em conjunto com outras Forças e autoridades locais.

Desde o dia 30 de abril, militares da CFPA e as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, estão realizando o resgate de pessoas que estão ilhadas na região. Além disso, militares da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) foram deslocados para o município de Cristal, com uma viatura e uma embarcação de casco rígido. 

A MB disponibilizou ainda duas aeronaves, que aguardam a janela meteorológica para os sobrevoos. São elas: 

  • uma aeronave UH-15A (Super Cougar) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2); e 
  • a aeronave UH-12 (Esquilo Monoturbina) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51). 

Para saber mais informações sobre a atuação da Marinha no desastre das chuvas no rio Grande do Sul, visite o site da Agência Marinha de Notícias.

Atuação do Exército

O Exército Brasileiro (EB) foi designado para comandar a Operação Taquari II. Militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado estão ajudando no resgate da população atingida na cidade de São Sebastião do Caí, que decretou situação de emergência. 

Na cidade de Bento Gonçalves, o EB empregou recursos para a montagem de rede de telecomunicações em apoio ao Corpo de Bombeiros.

Já em Candelária, Santa Cruz do Sul, São Gabriel e General Câmara, os militares atuam em apoio à arrecadação de donativos, resgate e transporte de famílias desalojadas e em ações preventivas. Soldados do 3º Batalhão de Engenharia de Combate estão usando botes para resgatar pessoas ilhadas na localidade de Linha do Rio.

As equipes de engenharia do Exército estão trabalhando no estudo de viabilidade para o lançamento de uma ponte para restabelecer o tráfego em Eldorado do Sul, onde houve um desmoronamento de parte da rodovia BR-290.

O 4º Batalhão Logístico utilizou um rebocador capaz de operar em terreno com até 1,5m de inundação para alcançar os moradores ilhados na Vila Fighera, em Santa Maria.

No dia 1° de maio, dois helicópteros Pantera K2 da Aviação do Exército decolaram de Taubaté (SP) para prestar socorro às vítimas. Eles estão sendo empregados dia e noite na localização de desaparecidos e no resgate de pessoas ilhadas. A tripulação é equipada com óculos de visão noturna e inclui integrantes do grupo de Busca e Salvamento da Aviação do Exército.

Veja a atualização da ações do Exército na tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul clicando aqui ou acessando as últimas notícias da Força clicando nesse link.

Se você sonha em ajudar a população em situação de risco, as Forças Armadas são uma excelente opção de carreira. Estude para ingressar no Exército, na Marinha ou na Força Aérea com o Estratégia Militares. Clique no banner e saiba mais! 

BANNER_PORTAL_

Fontes

Ministério da Defesa: https://www.gov.br/defesa/pt-br

Ministério da Defesa: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/forcas-armadas-mobilizam-335-militares-no-apoio-as-vitimas-das-enchentes-no-rio-grande-do-sul 

Ministério da Defesa: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/forcas-armadas-mobilizam-hospital-de-campanha-para-socorrer-vitimas-de-enchentes-no-rs

FAB: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/42477/AJUDA%20HUMANIT%C3%81RIA%20-%20FAB%20atua%20nos%20resgates%20de%20atingidos%20pela%20enchente%20no%20RS

Agência Marinha de Notícias: https://www.agencia.marinha.mil.br/cuidando-da-nossa-gente/marinha-auxilia-populacao-atingida-por-fortes-chuvas-no-rs 

Exército: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/exercito-resgata-populacao-atingida-pelas-chuvas-no-rs?p_l_back_url=%2Fweb%2Fguest%2Fnoticiario-do-exercito%3Fsort%3DdisplayDate-

G1: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/02/temporais-no-rs-em-quatro-dias-estado-tem-o-triplo-de-chuvas-10-mortes-e-alerta-para-mais-inundacoes.ghtml

UOL: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/05/12/boletim-rs-chuvas.htm

Você pode gostar também