Desde outubro de 2023 está acontecendo um novo conflito na região da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, entre palestinos e israelenses. O estopim foi a invasão feita ao território de Israel por militantes do grupo Hamas, que levou à morte cerca de 1.200 pessoas e o sequestro de mais de 200.
A região do Oriente Médio tem sido palco de diversos conflitos há muito tempo e este é mais um deles. Mas por que palestinos e israelenses vivem em guerra? O Estratégia Militares buscou filmes e séries que falam sobre esse conflito para que você saiba mais sobre o que acontece na região. Confira a seguir!
Navegue pelo conteúdo
Golda, a mulher de uma nação (2023)
O filme mais recente de nossa lista não trata somente do conflito entre palestinos e israelenses. É uma cinebiografia sobre a primeira-ministra Golda Meir, que comandava Israel quando a Guerra do Yom Kippur (1973) estourou. O conflito aconteceu quando o país foi atacado de surpresa e simultaneamente pelo Egito, pela Jordânia e pela Síria.
A primeira-ministra era conhecida também como a “Dama de Ferro de Israel”, e foi uma grande personalidade em seu país. Durante o conflito, ela teve que tomar decisões extremas e importantes para garantir a segurança de Israel. O filme não trata especificamente da questão palestina, mas é interessante conhecer a história de um dos líderes israelenses mais conhecidos.
Onde assistir: Prime Vídeo
Duração: 1h40m
Direção: Guy Nattiv
Elenco: Helen Mirren, Camille Cottin, Rami Heuberger, Liev Schreiber
Produção/Distribuição: Diamond Films, Embankment
Obs: Não recomendado para menores de 14 anos.
Uma noite em Haifa (2020)
Este é um filme israelense que mistura drama e comédia. As cenas acontecem na cidade portuária de Haifa, em Israel. Uma noite em Haifa traz histórias entrelaçadas de cinco mulheres durante uma noite fatídica.
Elas se encontram em um clube, um dos últimos onde israelenses e palestinos se reúnem e convivem pacificamente em Israel. Sendo assim, seus frequentadores compartilham amizades, conversas, bebidas, o amor pela arte e se envolvem em relacionamentos. As protagonistas do filme são Laila, Khawla, Bahira, Naama e Hanna, mulheres palestinas e israelenses.
Onde assistir: Prime Video
Duração: 1h39m
Direção: Amos Gitai
Elenco: Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Tsahi Halevi, Naama Preis
Produção/Distribuição: Synapse Distribution, Hanway Films
Obs: Não recomendado para menores de 14 anos.
Tel Aviv em chamas (2018)
A comédia Tel Aviv em Chamas foi dirigida pelo diretor e roteirista palestino Sameh Zoabi. O filme acompanha a vida de um jovem palestino chamado Salam, muito sonhador e ambicioso. Em um encontro ocasional com um soldado israelense, ele se torna um escritor de novelas.
Sua carreira como roteirista começa a crescer cada vez mais com o sucesso da novela “Tel Aviv em Chamas”. O roteiro de Salam é um thriller de espionagem que se passa antes da Guerra dos Seis Dias (1967). No entanto, os patrocinadores exigem que ele acabe com a novela de uma forma inesperada.
Onde assistir: nenhum streaming encontrado no momento.
Duração: 1h41m
Direção: Sameh Zoabi
Elenco: Kais Nashif, Lubna Azabal, Yaniv Biton
Produção/Distribuição: Pandora Filmes
Obs: Não recomendado para menores de 12 anos.
Fauda (2015)
A única representante das séries nesta postagem, Fauda é uma produção israelense de ação, espionagem e suspense. Ela acompanha histórias de ambos os lados dentro do conflito entre Israel e Palestina.
Fauda mostra a vida de Doron, um comandante das Forças Especiais de Israel, e sua equipe. No princípio, eles estão dentro dos territórios palestinos procurando o militante do Hamas Abu-Ahmed. Enquanto isso, Ahmed procura escapar com sua família das mãos das Forças Especiais e, ao mesmo tempo, está sempre lutando contra o Estado de Israel.
Onde assistir: Netflix
Duração: 4 temporadas com 36 episódios no total
Criadores: Lior Raz e Avi Issacharoff
Elenco: Lior Raz, Shadi Mar’i, Laëtitia Eïdo, Neta Garty
Produção/Distribuição: Netflix
Obs: Não recomendado para menores de 16 anos.
Omar (2013)
O filme foi dirigido e roteirizado pelo cineasta palestino Hany Abu-Assad. Ele conta a história do jovem padeiro Omar, que sempre atravessa o muro que separa Israel e territórios palestinos, acostumando-se a esquivar-se dos tiros da vigilância. Ele se coloca em risco dessa maneira para para visitar seu amor secreto, Nadia.
Quando está do outro lado do muro, Omar, um jovem sensível, se torna um combatente pela liberdade. Por conta disso, ele precisa enfrentar as consequências das escolhas dolorosas que fez na vida. Omar é capturado após resistir e é quase morto. Com isso, ele acaba entrando em um jogo de gato e rato com a polícia.
Onde assistir: Netflix
Duração: 1h37m
Direção: Hany Abu-Assad
Elenco: Adam Bakri, Waleed Zuaiter, Leem Lubany
Produção/Distribuição: Adopt Films, Pretty Pictures
Obs: Não recomendado para menores de 16 anos.
O filho do outro (2012)
O drama da diretora francesa Lorraine Lévy traz uma história inusitada. Prestes a ingressar no exército israelense para cumprir o tempo de serviço militar obrigatório, Joseph descobre que foi trocado com Yacine durante a infância. No entanto, a dura verdade é que sua família biológica é palestina da Cisjordânia.
Quando a descoberta vem à tona, a vida e a rotina das duas famílias mudam radicalmente. A verdade acaba forçando cada um deles a reconsiderar sua identidade e seus valores.
Onde assistir: Prime Video
Duração: 1h45m
Direção: Lorraine Lévy
Elenco: Emmanuelle Devos, Pascal Elbé, Jules Sitruk
Produção/Distribuição: Imovision
Obs: Não recomendado para menores de 14 anos.
Limoeiro (2008)
O drama conta a história da viúva palestina Salma Zidane que tem uma plantação de limoeiros em sua residência há muitos anos. No entanto, ela vê suas árvores serem ameaçadas com a mudança de um novo vizinho: o ministro da defesa de Israel. Assim que isso ocorre, a força de segurança israelense fica preocupada com a plantação de Salma e logo declara que os seus limoeiros põem em risco a segurança da autoridade, precisando, com isso, ser derrubados.
Onde assistir: Apple TV, Prime Video
Duração: 1h46m
Direção: Eran Riklis
Elenco: Hiam Abbass, Ali Suliman, Rona Lipaz-Michael, Doron Tavori
Produção/Distribuição: IFC Films
Obs: Não recomendado para menores de 14 anos.
Ó Jerusalém (2006)
O drama é encenado durante o difícil processo da criação do Estado de Israel, no ano de 1948. Os protagonistas de Ó Jerusalém são dois jovens amigos americanos vindos direto de Nova York, nos Estados Unidos para a Terra Santa. Um deles é judeu e o outro, árabe.
O filme traz os pontos de vista dos britânicos, dos judeus e dos árabes naquele momento em que todos brigavam pelo controle de Jerusalém. Esse filme é baseado no romance “Ó Jerusalém”, de Dominique Lapierre e Larry Collins e tem como base dados históricos.
Onde assistir: Prime Video
Duração: 1h42m
Direção: Élie Chouraqui
Elenco: Anatol Yusef, Cécile Cassel, Ian Holm, JJ Feild, Saïd Taghmaoui
Produção/Distribuição: Samuel Goldwyn Films
Obs: Não recomendado para menores de 18 anos.
Munique (2005)
Durante as Olimpíadas de Munique, na Alemanha, em setembro de 1972, um ataque terrorista sem precedentes foi realizado e transmitido ao vivo. Os responsáveis eram um grupo palestino chamado Setembro Negro, que invadiu a Vila Olímpica. Os terroristas mataram dois integrantes da equipe olímpica israelense, além de manter outros 9 como reféns. Após 21 horas, a situação chegou a um fim trágico: todos foram mortos.
Em Munique, temos o jovem israelense Avner, pai de família e revoltado com o que aconteceu nas Olimpíadas recebendo ordens sem precedentes de um oficial do Mossad, o serviço de inteligência de Israel. Ele deve abandonar sua identidade e a esposa grávida para caçar e assassinar os 11 homens que foram apontados pela Mossad como aqueles que planejaram o atentado.
Avner aceita as ordens e se torna líder de uma equipe de quatro integrantes bastante “talentosos”. O grupo, então, passa a viajar pelo mundo em sigilo total, buscando a pista de cada um dos nomes da lista.
Onde assistir: YouTube Filmes, Apple TV
Duração: 2h40m
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ayelet Zurer, Mathieu Kassovitz
Produção/Distribuição: Universal Pictures, Dreamworks
Obs: Não recomendado para menores de 16 anos.
Paradise Now (2005)
Mais um filme do diretor palestino Hany Abu-Assad nessa lista. Ele conta a história de dois amigos de infância, os palestinos Khaled e Said, que vivem na cidade de Nablus, na Cisjordânia. No entanto,eles são recrutados para participar de um atentado suicida em Tel Aviv, em Israel.
Eles aceitam a missão e passam a noite com suas famílias, a que seria a última de suas vidas. Said e Khaled não podem revelar a missão que receberam. Os dois são levados à fronteira, mas a operação não acontece como o planejado. Com isso, Khaled e Said acabam se separando.
Distantes um do outro e com bombas escondidas em seus corpos, eles enfrentam seus destinos, precisam tomar decisões e defender suas convicções.
Onde assistir: Prime Video
Duração: 1h27m
Direção: Hany Abu-Assad
Elenco: Ali Suliman, Kais Nashef, Lubna Azabal, Hiam Abbass
Produção/Distribuição: Warner Bros
Obs: Não recomendado para menores de 14 anos.
Lembre-se que os filmes e séries são retirados dos streamings constantemente. Por isso, pode ser que algum dos citados aqui não estejam mais no streaming indicado.
Se você gostaria de ingressar nas Forças Armadas Brasileiras, conheça os cursos do Estratégia Militares! Temos o melhor material pedagógico e um banco de questões com mais de 100 mil questões para você se preparar para os Concursos. Estude com o líder no que vale: classificação. Clique no banner abaixo e saiba mais!