O Brasil perdeu uma grande personalidade de sua história no último sábado, dia 17 de julho. O apresentador de TV e empresário Silvio Santos faleceu aos 93 anos, enquanto estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Além de todas as suas habilidades no setor de comunicação, ele também também foi um militar, pois ingressou no Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas! Saiba mais sobre essa história a seguir!
Navegue pelo conteúdo
Origens
Silvio Santos nasceu no Centro do Rio de Janeiro, mais especificamente na área boêmia da Lapa, em 12 de dezembro de 1930. Filho de um grego e uma turca – Alberto Abravanel e Rebeca Caro -, que migraram para o Brasil buscando uma vida melhor, foi o primeiro de seis irmãos que o casal teria. Seus pais, no entanto, deram a ele o nome de Senor Abravanel. Silvio Santos foi o nome artístico adotado por ele quando se tornou locutor de rádio.
Senor trabalhou desde muito cedo para ajudar os pais. Aos 14 anos era camelô nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Dono de uma voz que chamava a atenção, foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara, ainda no Rio, onde passou em primeiro lugar.
Esse foi o começo de uma longa e vitoriosa carreira de mais de 60 anos. Silvio Santos é considerado por muitos um gênio que mudou a cultura e a comunicação brasileira. Além de locutor, ele se apresentou em circos, gravou músicas e histórias infantis e se tornou um dos maiores apresentadores de TV do país.
Como empresário, foi dono de sua própria emissora de TV, a TVS, que em 1981 tornou-se SBT. Mesmo assim, não deixava de apresentar seu programa aos domingos, o “Programa Silvio Santos”. Isso aconteceu até o ano de 2022, quando aposentou-se sem alarde.
O soldado Abravanel
O pioneirismo sempre marcou a carreira de Silvio Santos e isso também aconteceu ao se alistar no Exército Brasileiro, aos 18 anos. Na época, ele ainda trabalhava como camelô e locutor na Rádio Nacional. Mas, como ele seria pioneiro se, todos os anos, milhares de rapazes ingressam nas Forças Armadas por meio do serviço militar obrigatório como ele?
É que Silvio Santos foi um dos primeiros soldados a servir no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil. Isso aconteceu entre os anos de 1947 e 1948. Na época, no entanto, a instituição ainda estava em processo de implementação e não formava paraquedistas militares.
O Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB) estabeleceu-se a partir do Corpo de Alunos do Núcleo de Formação e Treinamento de Paraquedistas, que foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.444, de 26 de dezembro de 1945, no antigo Distrito Federal, atual Rio de Janeiro.
Atualmente, a missão do centro é formar e especializar militares em atividades aeroterrestres para o Comando de Operações Especiais (C Op Esp), para a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), para a 3ª Companhia de Forças Especiais (3ª Cia FE), para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Marinha do Brasil (MB). Além disso, conduz pesquisas em atividades aeroterrestres e de aerotransporte.
A passagem de Silvio Santos pela Escola de Paraquedistas sempre trouxe dúvidas se o então Soldado 392 Abravanel praticou ou não saltos. Muitos acreditam que sim. No entanto, uma publicação oficial do Ministério da Defesa, de 2009, informa que como a instituição ainda estava em implementação, portanto ele não teve oportunidade de praticar saltos.
De qualquer maneira, em diversas oportunidades Silvio Santos mencionou sua fase como soldado do Exército Brasileiro e como sentia orgulho de ter pertencido aos seus quadros. Sua morte deixa um enorme vazio, não só nos corações dos brasileiros que amavam vê-lo na TV, mas também no Exército Brasileiro.
Quer seguir o exemplo de Silvio Santos e se tornar um militar do Exército Brasileiro? Estude com o Estratégia Militares e conquiste a sua vaga! Clique no banner abaixo e saiba mais sobre nossos cursos!
Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Silvio_Santos
https://web.archive.org/web/20120314063857/http:/www.cipqdt.ensino.eb.br/pdf/infor001-09.pdf
https://www.sociedademilitar.com.br/2024/08/antiga-publicacao-do-exercito-brasileiro-revela-se-silvio-santos-foi-realmente-paraquedista-militar-reis.htmlhttps://www.metropoles.com/celebridades/silvio-santos-e-tony-tornado-serviram-juntos-no-exercito