Cães de Guerra do Exército Brasileiro

Por Estratégia Militares

O uso de cães em missões militares é fundamental, já que eles são capazes de achar vítimas em escombros, farejar drogas com muita agilidade, além de várias outras situações que fazem deles um componente indispensável nas operações.

O que é um Cão de Guerra?

O Cão de Guerra, como ficou conhecido, é usado no meio militar e é responsável por diversas atividades que somente ele consegue fazer de forma ágil e precisa.

Como são treinados os cães do Exército Brasileiro?

O treinamento desses animais inicia-se logo após o desmame, quando o cachorro está com aproximadamente 40 dias de vida. A ideia é que cada um tenha um único condutor (treinador) que o acompanhe por toda sua vida.

O treinamento dos cães ocorre de segunda a sexta, no turno da manhã. Os condutores começam trabalhando com os seguintes fundamentos, a depender da especialidade escolhida para o animal. – Obediência – Faro – Proteção

O Cão de Guerra do Exército Brasileiro trabalha, na maioria das vezes, com a Polícia do Exército (PE). - Juntamente com a PE, o cão pode fazer policiamento ostensivo na busca por drogas - Escolta de autoridades. Nela o cão é o responsável por tentar achar explosivos e pessoas armadas -Outro serviço bem comum para os Cães de Guerra é o trabalho em manifestações

Em quais missões o Cão de Guerra atua?

Qual o tempo de serviço de um Cão de Guerra?

Toda sua jornada no Exército Brasileiro dura em torno de 8 a 9 anos. Após esse período, o cão se aposenta e vai curtir o seu merecido descanso.

Leia o post completo sobre os Cães de Guerra clicando no botão abaixo!

Web Stories: Pedro Alcantara. Textos: Lucas Gonçalves Imagens: Exército Brasileiro