Questão
Sprint CN-EPCAR
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
virada-seculo-XVIII91af7600a6
Na virada do século XVIII, a dependência lusa em relação à Inglaterra era um fato consumado. Para ficar em um exemplo apenas, o Tratado de Methuen, firmado pelos dois países em 1703, indica a diferença entre um Portugal agrícola, de um lado, e uma Inglaterra em pleno processo de industrialização, de outro.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2019. p. 86.

Tendo em vista as diferenças entre Portugal e Inglaterra, bem como os efeitos gerados pelo referido acordo comercial para as suas economias, assinale a alternativa correta.
A
a livre entrada de tecidos ingleses em território luso dificultou o desenvolvimento de suas atividades industriais, levando ao déficit econômico diante de suas modestas exportações.
B
a assinatura do acordo representou uma flexibilização do exclusivo metropolitano no Brasil, afinal possibilitou aos ingleses acesso direito ao ouro extraído da região das Minas.
C
a economia agrária lusa se viu comprometida a partir do acordo assinado, afinal os ingleses se mostraram mais interessados na produção agrícola da América Portuguesa.
D
o acordo trouxe prejuízos para a economia britânica, cuja venda de produtos industriais para Portugal se viu comprometida diante da crise econômica vivenciada pelo país aliado.
E
a ratificação do tratado contribuiu para dinamizar a economia lusa, em decorrência da redução dos impostos que incidiam sobre seus produtos industrializados na Inglaterra.