Questão
Sprint CN-EPCAR
2022
utilizaca-sementes57b2633c8e
A utilização de sementes transgênicas tem sido cada vez mais presente nas lavouras brasileiras, seja pelo menor custo de produção ou pela praticidade no manejo das culturas. Na safra 2016/17, essa tecnologia deverá ser observada em 49 milhões de hectares.

“Transgênicos são 93% da área plantada com soja, milho e algodão”. G1. 17/08/2016. Disponível em:
<http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/08/transgenicos-sao-93-da-area-plantadacom-soja-milho-e-algodao.html>

Sobre as sementes transgênicas, é correto afirmar:
A
As sementes geneticamente modificadas, conhecidas também como crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades.
B
As sementes transgênicas são produzidas pela técnica da hidroponia, cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
C
Sementes transgênicas contêm um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética. Através desta técnica, um ou mais genes são isolados bioquimicamente e inseridos numa célula. As sementes transgênicas são também
chamadas de organismos geneticamente modificados (OGM).
D
Os organismos geneticamente modificados foram regulamentados para a produção agrícola no Brasil na década de 1950. A Revolução Verde e os avanços da biotecnologia promoveram uma transformação na produtividade, permitindo que pequenos agricultores produzam para a exportação.
E
Os ambientalistas e os movimentos sociais do campo, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) são amplamente favoráveis à utilização de sementes modificadas geneticamente, principalmente pela maior produtividade e o menor uso de agrotóxicos.