Questão
Simulado CN
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
tudo-isto-informado137ba1a1552
De tudo isto informado, o governador Matias de Albuquerque mandou suster na jornada Antonio Lopes de Oliveira e os mais capitães que iam da Paraíba, até se informar melhor do caso e tomar conselho sobre a justiça da guerra [...]. E concluindo-se entre eles ser a causa da guerra justa, e pelo conseguinte os que fossem nelas tomados, escravos, que são no Brasil os despojos dos soldados, e ainda o soldo, porque o gentio não possui outros bens, nem os que vão a essas guerras recebem outro soldo [...].

PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2019. p. 18.

O trecho acima, escrito pelo frei Vicente do Salvador, destaca que o pagamento dos soldados que combatiam os indígenas nas chamadas guerras justas era feito com os próprios nativos capturados. A respeito desses conflitos, assinale a alternativa CORRETA:
A
as guerras justas eram expedições particulares organizadas pelos paulistas, sem o aval das autoridades administrativas coloniais e em oposição à legislação vigente, que penetravam os sertões para capturar ameríndios e vendê-los como cativos.
B
as guerras justas eram conflitos legitimados pelas autoridades coloniais, afinal eram empreendidas contra grupos que ameaçavam a autoridade da Coroa portuguesa no Brasil, incluindo povos indígenas, movimentos quilombolas e invasores estrangeiros.
C
as guerras justas eram expedições militares autorizadas pela Coroa e pelos governadores a massacrar povos indígenas considerados hostis à propagação da fé católica e à colonização lusa, podendo os ameríndios sobreviventes serem tomados como escravizados.
D
as guerras justas tinham como objetivo principal forçar os indígenas a se instalarem nas proximidades dos enclaves coloniais, onde eram divididos entre os jesuítas, que buscavam cristianizá-los, e os colonos que exploravam sua mão de obra em troca de baixos salários.
E
as guerras justas foram a principal forma encontrada pelos colonos de obterem escravos para o desempenho de atividades diversas na América Portuguesa ao longo do século XVI, sendo os indígenas totalmente substituídos pelos africanos nos séculos seguintes.