Questão
Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx
2004
texto-refere-a175785f29aa
O texto abaixo refere-se à colonização inglesa na América.

"Famílias inteiras se estabeleceram em grande número no norte e centro da colônia, organizando seu modo de vida em comunidades religiosas baseadas na pequena propriedade, na manufatura, na pecuária e na pequena lavoura policultora. A maioria dos produtos agrícolas coloniais eram semelhantes aos da Europa, por isso não interessava à metrópole comercializar com as colônias do Centro e do Norte. Isso deu maior independência aos colonos para estabelecerem um comércio interno próprio.

A mão-de-obra era essencialmente familiar, mas em algumas propriedades também existiam trabalhadores contratados na Europa. Seus contratos estabeleciam que, para pagar as despesas de viagem da Europa à América, os trabalhadores deveriam permanecer nas propriedades de cinco a sete anos; era uma espécie de servidão temporária. Após obter a liberdade, eles partiam em busca de suas próprias terras, geralmente para o Oeste".

(MORAES, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações - História Integrada: Geral e Brasil, São Paulo: Atual, 1998. p. 237.) 

A esse tipo de processo de colonização autônomo em relação à metrópole damos o nome de
A
Modo de produção asiático.
B
Colônias de exploração.
C
Servidão temporária.
D
Modo de produção feudal.
E
Colônias de povoamento.