Na sociedade moderna, fala-se muito a respeito dos impactos ambientais que o homem tem promovido na natureza e que vêm modificando negativamente a atmosfera, a litosfera e também a hidrosfera. A hidrosfera é um elemento da biosfera que se divide, especialmente, em águas continentais e oceânicas.
Os oceanos e mares sempre serviram o homem e continuam desempenhando um importante papel nas sociedades modernas. Apesar de sua suma importância, os oceanos não são preservados pelo homem, pelo contrário, o que se percebe é um enorme descaso com os ambientes marinhos. Os oceanos possuem grande capacidade de regeneração, ou seja, conseguem diluir a poluição. No entanto, a quantidade de poluição (esgotos, produtos químicos, petróleo, entre outros) lançada nas
águas marinhas, nas últimas décadas, é maior que a capacidade de regeneração. Estima-se que cerca de 14 bilhões de toneladas de poluentes atingem os oceanos anualmente.
Adaptado de FREITAS, Eduardo de. Poluição das águas oceânicas. Geografia Ambiental. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas-oceanicas.htm. Acesso em: 29 de maio de 2019.
Assinale a alternativa em que o termo destacado não desempenhe a função sintática de sujeito.