Questão
Provão de Bolsas CN
2020
Provão de Bolsas ESA
2020
Provão de Bolsas EsPCEx/CFO-CBMERJ
2020
seres-humanos-sempre11207e02bfd
“Os seres humanos sempre utilizaram técnicas para transformar a matéria-prima em instrumentos e produtos. Essas técnicas se aperfeiçoaram ao longo da história da humanidade. Hoje, essas transformações ocorrem nas indústrias, que são o conjunto de atividades produtivas que transformam matérias-primas em bens. Com o predomínio do sistema capitalista, essas indústrias estão inseridas em um processo que depende do consumo, de investimentos e da busca constante pelo lucro. Ao longo da história, a indústria contribuiu para as mudanças nos padrões de trabalho, principalmente em relação à forma de exercer as atividades produtivas, aos direitos do trabalhador e à busca por eficiência na produção”.

Em relação às indústrias e à industrialização, assinale a alternativa correta:
A
A disponibilidade de grandes jazidas de carvão e depois de petróleo, assim como a existência de uma série de rios navegáveis, permitiu à Alemanha o desenvolvimento da maior concentração industrial do mundo.
B
As relações de trabalho passaram a ser menos flexibilizadas com o avanço da tecnologia, diminuindo por exemplo a oferta de empregos temporários. Isto porque não se verifica oscilações de demanda nos dias atuais.
C
Com a mudança de consciência da população dos países ricos em relação às questões ambientais e trabalhistas, idealizadas na década de 1970, as grandes empresas localizadas nesses países começaram a migrar para os países  em vias de desenvolvimento, que possuíam grau mínimo de industrialização, mas avançada conscientização ambiental.
D
Após algumas décadas da presença de grandes empresas nos países em vias de desenvolvimento, os processos de “terceirização” da produção começaram a se reduzir.
E
Com o desenvolvimento de metas para o trabalho, como a divisão da linha de montagem por atividades nas quais cada funcionário deveria executar determinada função, a fábrica da Ford inovou e modificou toda a estrutura da Divisão Internacional do Trabalho, pois quase todas as fábricas do mundo passaram a adotar esse sistema de trabalho.