Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coreia do Sul a partir da década de 1970, o país tornou-se um dos “Tigres Asiáticos”. A economia nacional cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo. O país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis. Entre as principais empresas sul-coreanas estão a Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
Sobre a Coreia do Sul, é correto afirmar:
I – O desenvolvimento econômico e industrial da Coreia do Sul a partir da década de 1970 está relacionado a vitória dos sul-coreanos frente aos norte-coreanos, o que permitiu o uso da mão de-obra barata e da exploração de recursos minerais em território da Coreia do Norte.
II – A Coreia do Sul faz parte do grupo de países denominados NIC (Novos Países Industrializados). Na Ásia, quatro países se destacaram (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura). Essas nações apresentaram uma expansão industrial extraordinária, recebendo filiais de transnacionais.
III –A Coreia do Sul apresenta excelentes indicadores sociais, diferentemente da vizinha Coreia do Norte. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) sul-coreano é considerado muito alto: 0,877, ocupando o 12° lugar no ranking mundial.
IV – A Coreia do Sul tem uma economia industrializada e altamente centralizada. Dos países capitalistas do mundo, os sul-coreanos se assemelham com a economia dos EUA. O país conta com uma economia inteiramente planejada pelo governo, ou seja, economia planificada.