O produto interno bruto (PIB) per capita da China deve dobrar na próxima década. Isso significa que quase meio bilhão de chineses deve ascender à classe média e possivelmente aumentar seus gastos com automóveis, telefones celulares, serviços financeiros, educação e saúde.
China deve superar os EUA como maior economia do mundo em 2027. CNN. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/china-devesuperar-os-eua-como-maior-economia-do-mundo-em-2027-diz-jp-morgan> Sobre o crescimento econômico chinês, é correto afirmar:
I - A economia chinesa é exclusivamente planificada, com um modelo no qual as autoridades governamentais controlam todo o processo econômico do país. Essa economia centralizada ou economia centralmente planejada é típica do comunismo chinês.
II – A economia chinesa é tipicamente de mercado. A implementação de políticas neoliberais a partir de 1980, permitiu a entrada de capital estrangeiro no país e a instalação de multinacionais, que por terem menores custos com mão-de-obra, produzem seus produtos com preços mais acessíveis para o mercado interno chinês.
III - As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas em 1982-1987 junto ao litoral. As ZEEs estão localizadas em cidades litorâneas que tiveram que se adaptar para receber empresas internacionais.
IV - O aumento na economia chinesa também se deve por conta da abertura do mercado para investidores estrangeiros, que agora podem acessar o segundo maior mercado de ações do mundo, tendo movimentado cerca de US$ 3,5 trilhões na bolsa de valores de Shenzhen.