O processo de transição demográfica ou transição vital é uma das principais transformações pelas quais vem passando a sociedade moderna. Ele caracteriza-se pela passagem de um regime com altas taxas de mortalidade e fecundidade/natalidade para outro regime em que ambas as taxas situam-se em níveis relativamente mais baixos.
Transição demográfica no país se intensifica a partir de meados do século XX. IBGE. 15/04/2015. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/releases/9831-ibge-lanca-estudo-metodologico-sobre-mudanca-demografica-e-projecoes-depopulacao>
Considere a definição apresentada sobre transição demográfica e analise as afirmações.
I - Com a redução dos nascimentos, há um menor número de crianças entrando no sistema educacional, o que gera uma oportunidade de se investir na qualidade da educação ofertada a estas crianças e menos na oferta de vagas.
II - A população economicamente ativa (PEA) apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos. O crescimento observado tem papel fundamental na discussão sobre bônus demográfico, na medida em a PEA, se incorporada no mercado de trabalho qualificado, pode favorecer o aumento da produtividade do trabalho e do crescimento econômico.
III - O segmento populacional que mais cresce na população brasileira é o de idosos. O rápido envelhecimento da população tem profundas implicações, trazendo importantes desafios para a sociedade. Esse processo não deve ser considerado necessariamente como um problema, mas exige atenção para a discussão das formas como lidar com o fenômeno.
IV - A fecundidade caiu para níveis extremamente baixos, muitas vezes inferiores ao número necessário para ao menos manter a população com o mesmo tamanho. Ao longo desse processo, a ocorrência dos nascimentos diminuiu de um padrão que englobava todo o período fértil (15 a 49 anos).
Marque a opção que aponta afirmações corretas: