Questão
Simulado EsPCEx
2023
poluica-Bai-Guanabara177123dd91b
A poluição da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, chama atenção pelo tempo que se decorre essa mazela e pelos prejuízos financeiros que ainda causa à população carioca. Os pescadores veem sua prática dizimar-se, haja vista o alto número de morte de espécies de peixes, sobrando somente a corvinota e tainha, que não dão muito retorno financeiro. Estima-se que há 3 mil pescadores ao longo da orla da Baía e são eles o elo mais frágil de um prejuízo econômico de mais R$25,4 bilhões, segundo o estudo de Riley Rodrigues, assessor da Casa Civil estadual.

Em uma reportagem da Folha de São Paulo, Alexandre Anderson, presidente da Ahomar (Associação Homens do Mar), diz o seguinte:
"O impacto foge da praia. Está no comércio fechado por falta de turistas. Das famílias que são obrigadas a sair e fazer uma migração forçada, involuntária. Temos muitas casas abandonadas porque os pescadores precisaram sair para buscar seu sustento. Foram para a capital trabalhar como pedreiro, ajudante de obra e saíram da região"

De acordo com as informações apresentadas acima, é possível afirmar que:

A
Espantados pela forte poluição das águas, o turismo perdeu espaço para a pesca no setor econômico, sendo essa prática o carro-chefe da região. Além disso, os pescadores conseguem arrecadar renda extra vendendo produtos recicláveis que são encontrados nas águas do mar.
B
A Baía de Guanabara já foi um importante centro turístico e econômico do Rio de Janeiro, um importante polo industrial. Entretanto, a partir do surgimento de novas áreas atrativas, deixou de ser competitiva no mercado.
C
As atividades econômicas na Baía de Guanabara estão sendo prejudicadas por um longo descaso que dura mais de 40 anos com a poluição de suas águas. O turismo, por exemplo, não consegue se desenvolver, pois a população não se atraí pela poluição ali presente.
D
A poluição das águas da Baía de Guanabara trouxe vantagens significativa para os pescadores, pois sobraram os peixes tainha e corvinota. Dessa forma, os trabalhadores que ali conseguiram sobreviver a competição, se desenvolveram plenamente.
E
A poluição das águas da Baía de Guanabara, resultou na derrocada das atividades de turismo e pesca que obtiveram descaso por parte da população que se negou a frequentar a região. Com a despoluição a economia da região voltou aos patamares anteriores de prosperidade.