A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados criou uma situação insólita: combatia-se o fascismo na Europa, enquanto no Brasil mantinha-se um regime ditatorial, o Estado Novo, inspirado nesse mesmo fascismo. Getúlio Vargas, percebendo que a redemocratização do País seria inevitável, tomou uma série de medidas, na tentativa de manter-se no poder. Relativamente a esse momento histórico, analise as assertivas abaixo.
I — Muitos acreditavam que o retorno dos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira (FEB) aceleraria o processo, pois, após derrotar a ditadura na Europa, completaria o trabalho, fazendo o mesmo no Brasil.
II — Apesar da violência com que a ditadura os tratou, Luís Carlos Prestes e o Partido Comunista Brasileiro apoiaram Vargas, seguindo orientações de Moscou.
III — Na campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 1945, Vargas fazia um jogo político ambíguo: apoiava o general Eurico Gaspar Dutra, mas também estimulava um movimento popular que pedia a sua permanência no poder.
IV - O termo “Queremismo” era derivado dos gritos “Queremos democracia!”, dos grupos populares contrários ao Estado Novo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as assertivas corretas.