Questão
Simulado CBMERJ
2023
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
origem-especulador128b5ccee5c
A origem do especulador

    “A palavra “especulador” tem sua origem na raiz indo-germânica “Spec”, que significa olhar. São dessa raiz as palavras especialista, espelho, expectativa, respeito, espetáculo e, finalmente, especulador: aquele que olha à frente, vê o futuro, aquele que enxerga aquilo que outros não veem. Toda nação precisa de bons especuladores.
    Especuladores que enxergam o futuro ganham dinheiro, os que erram perdem e são rapidamente eliminados. O problema não é o especulador que especula com o próprio dinheiro. O grande problema do Brasil e do Mundo são os que especulam com o dinheiro dos outros, com o dinheiro das viúvas, poupadores e do povo.”

KANITZ, Stephen. In: Veja, São Paulo, ed. 1793, 12 mar. 2003, p.18


Sobre o texto “A origem do especulador”, é possível identificar que:
A
O autor, partindo da origem da palavra, define especulador como aquele, em outras palavras, que só olha para o futuro e se esquece do presente.
B
É essencial a explicação da palavra especulador já que tem sido usada com sentido de pessoa que visa a altos lucros ou pessoa que negocia de má fé.
C
Todo especulador é mau caráter.
D
O período “Especuladores que enxergam o futuro ganham dinheiro” poderia ser reescrito desta forma, incluindo a vírgula, e não teria seu sentido modificado: “Especuladores, que enxergam o futuro, ganham dinheiro”.
E
Na frase “O problema não é o especulador que especula com o próprio dinheiro.”, o autor usou o sentido da palavra especulador de maneira negativa.