A origem dos Blocos Econômicos Supranacionais e do multilateralismo comercial possui relação com o surgimento, em 1947, na Conferência de Havana (Cuba), da criação do GATT, sigla correspondente a "General Agreement on Tariffs and Trade", ou Acordo Geral de Tarifas e Comércio. O GATT refere-se a uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações. Desde a sua criação, foram realizadas sete rodadas de negociações para estimular o comércio entre seus países-membros. Sobre esse assunto, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, a seguir, marque a opção correta.
( ) As cinco primeiras rodadas de negociações do GATT estiveram voltadas exclusivamente para a redução de barreiras tarifárias. As duas seguintes ampliaram o escopo de estimulo ao comércio com a inclusão de medidas não tarifárias e antidumping.
( ) A sexta rodada de negociações do GATT foi uma das mais importantes devido à abrangência que teve. Lançada na cidade de Punta del Este, recebeu o nome de Rodada Uruguai. Além de buscar diminuir as barreiras tarifárias e não tarifárias, pretendia incorporar às regras do GATT setores como o agrícola, o têxtil e o de serviços.
( ) Prevista para durar quatro anos, a Rodada Uruguai extrapolou esse prazo por causa dos empecilhos impostos pelos· países desenvolvidos, sobretudo da União Europeia, que não queria abrir mão dos subsidias concedidos a seus agricultores.
( ) Em 2001, o tema da liberalização voltou a ser discutido na Rodada Doha (Catar), que caracterizou-se pelo acordo entre os países desenvolvidos, sobretudo os europeus, que aceitaram reduzir os subsidias agrícolas concedidos aos seus produtores.
( ) Em setembro de 2003, realizou-se a Quinta Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial de Comércio), em Cancún (México). Nesse encontro, sob a liderança dos países do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), foi organizado um bloco de vinte países em desenvolvimento, batizado de G-20, para pressionar os países desenvolvidos em suas medidas protecionistas no setor agrícola.