Questão
Instituição - Sistema de Questões
2023
noite-11-agosto-1644178dd364cea
Na noite de 11 de agosto de 1644, 37 navios , incluindo os dois galeões, fundearam em frente a Recife. Vigorava a trégua e, portanto, oficialmente, as hostilidades não estavam autorizadas. Os navios holandeses permaneceram no porto, aguardando o desenrolar dos acontecimentos e, em terra, estavam dispostos a resistir a qualquer tentativa de desembarque. Salvador de Sá, que estava com a mulher e os filhos a bordo do São Pantaleão, mandou entregar uma carta sua, juntamente com outra de Serrão de Paiva, declarando que estavam ali para ajudar os holandeses no restabelecimento da paz em Pernambuco. Não houve resposta imediata. 

Convocado um conselho a bordo do São Pantaleão, concordaram os comandantes dos navios portugueses que não havia condições favoráveis para atacar ou manter um bloqueio de Recife. No dia 13, o mau tempo obrigou os navios a buscarem o alto-mar. 

Durante todo o dia 12, no entanto, tinham sido admirados pelo povo pernambucano. Acabou sendo, somente, um ato de emprego político do Poder Naval pelos portugueses, influenciando as mentes e as atitudes, sem uso de força. 

Este episódio ficou conhecido como:
A
Jornada do Galeão
B
Jornada do Pantaleão
C
Jornada dos Vassalos
D
Jornada de Guaxenduba
E
Jornada de Nassau