Questão
Provão de Bolsas CN
2020
nessa-costa-na-vimos112212d471f
“(...) nessa costa não vimos coisa de proveito, exceto uma infinidade de árvores de pau-brasil (...) e já tendo estado na viagem bem dez meses, e visto que nessa terra não encontrávamos coisa de minério algum, acordamos nos despedirmos dela”. 

Carta de Américo Vespúcio sobre o Brasil, enviada ao magistrado de Florença, Piero Soderini, em 1502.In: BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: cinco séculos de um país em construção. São Paulo: Leya, 2012. p. 33.

A respeito do contexto em que se encontrava o Brasil à época da escrita do documento, é correto afirmar que
A
o desembarque da expedição cabralina no Brasil não alterou os rumos da expansão portuguesa voltada prioritariamente para o Oriente, o que justifica o desinteresse dos lusos nas primeiras décadas que se sucedem.
B
o período pré-colonial da América Portuguesa foi marcado por saques constantes promovidos por traficantes de pau-brasil de outras nacionalidades, especialmente ingleses, holandeses e italianos. 
C
foi marcado por intensos fluxos migratórios que partiam de Portugal rumo aos domínios coloniais, com o intuito de desfrutar das vantagens oferecidas pela Coroa para aqueles que se dedicassem à ocupação da terra.
D
o objetivo da monarquia portuguesa no período era iniciar a colonização do Brasil a partir da cessão de territórios para que particulares pudessem explorá-los à custa de seus próprios recursos, o que lhes renderia o pagamento de certos tributos.
E
o chamado período pré-colonial foi marcado pela construção de imensas fortificações militares denominadas de feitorias, onde eram armazenadas toras de pau-brasil, toneladas de açúcar e outras riquezas produzidas na América Portuguesa.