O neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou potências europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios em suas colônias. A ocupação desses continentes aconteceu no processo de crescimento industrial vivenciado pela Europa após a Segunda Revolução Industrial, no século XIX. Os interesses das potências europeias pela África resultaram na realização da Conferência de Berlim, entre 1884- 1885.
Sobre os impactos do neocolonialismo no continente africano e o desenvolvimento econômico e social desse continente, é correto afirmar:
I - O imperialismo dos países europeus no continente africano impactou de forma distinta os países de acordo com as potências que os colonizaram. Os países colonizados pelos ingleses (África do Sul, Sudão e Quênia) tiveram um excelente desenvolvimento econômico, já os países colonizados pelos franceses (Tunísia, Senegal e Benin) tiveram um péssimo desenvolvimento econômico.
II - A colonização britânica no Egito tinha como objetivo o monopólio do Canal de Suez, no Norte da África. Fazendo ligação entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, essa grande construção foi de grande importância para as demandas econômicas do Império Britânico.
III - Durante o neocolonialismo, surgiu uma série de disputas étnicas influenciadas por ação europeia. Um dos casos mais notáveis aconteceu em Ruanda, região que havia feito parte do Congo Belga. Em 1994, um massacre de grandes proporções aconteceu no país, e hutus foram responsáveis pela morte de aproximadamente 1 milhão de tutsis.
IV - O continente africano foi colonizado apenas da África Subsaariana, ou seja, ao sul do Deserto do Saara, com a demarcação de fronteiras artificiais, que promoveu o surgimento de inúmeras nações africanas. O norte do continente, de maioria árabe, não foi colonizado pelos europeus.