Na natureza encontram-se certos elementos químicos que estabelecem um número de ligações covalentes maior do que aquele previsto pela sua configuração eletrônica no estado fundamental. É o caso do carbono, berílio, boro e iodo, por exemplo. O carbono que, na maioria dos compostos, estabelece 4 ligações covalentes comuns mesmo tendo apenas 2 elétrons desemparelhados no estado fundamental. Para explicar o que acontece, foi proposta a Teoria da Hibridização, que consiste na interpenetração de orbitais puros. Considerando a teoria da repulsão dos pares eletrônicos, as polaridades das ligações, as estruturas moleculares e a hibridação, analise as afirmações abaixo:
I. Podemos afirmar que a molécula de NH₃ é: polar piramidal e tem hibridação sp³, enquanto a molécula de CO₂ é apolar, linear e possui hibridação sp².
II. Os composto BF₃, PCl₅, BeH₂ e IF₇ são moléculas que desobedecem a regra do octeto e apresentam hibridação, respectivamente: sp³, sp³𝑑, 𝑠𝑝 𝑒 sp³d².
III.No gás acetileno, C₂H₂, muito usado em soldas, ocorre uma ligação sigma (dsp-sp) entre os átomos de carbono.
IV. Quando colocamos um refrigerante no congelador, por um tempo prolongado, ocorre a expansão de seu conteúdo como consequência da reorganização das moléculas de água em uma estrutura cristalina hexagonal e da formação de ligações de hidrogênio.
Após a análise, assinale a alternativa correta.