Questão
Simulado CN
2023
medidas-adotadas-pelo108179e5ed9
As medidas adotadas pelo governo regencial não foram suficientes para deter a onda de rebeliões que se alastrou pelo Império. Os movimentos sociais fora um protesto contra a centralização em torno das províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, enquanto as províncias que mais contribuíram para o enriquecimento do Tesouro Nacional eram a Bahia, Pernambuco e Maranhão. O padre Diogo Antônio Feijó assumiu a Regência em meio a violentas lutas sociais em todos os cantos do Império.

MOTA, Carlos Guilherme; LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Ed. 34, 2016. Adaptado.  

Considerando o contexto de revoltas verificado durante o período regencial, assinale a alternativa correta:
A
Alguns movimentos ocorridos no território nacional, como a Cabanagem, no Grão-Pará, e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, destacaram-se pelas teses emancipacionistas e pelas lideranças populares. Contudo, somente o movimento ocorrido na região sul chegou a fundar uma república.
B
Apesar de suas particularidades, os movimentos verificados no período regencial apresentaram como aspecto comum a defesa do fim da escravidão, bem como o discurso favorável à obtenção de autonomia administrativa para a província em que ocorreram.
C
A maior parte dos levantes do período regencial se deram na região Nordeste do território brasileiro, sendo um exemplo disso a Balaiada, a Cabanagem e a Sabinada. Os movimentos mencionados apresentaram como aspecto comum o protagonismo das camadas médias ou populares nas regiões em que ocorreram.
D
Balaiada, Cabanagem e Revolta dos Malês foram movimentos que contaram com grande participação de escravizados e setores empobrecidos durante o período regencial. Contudo, somente no movimento ocorrido na região do Maranhão ocorreu a formação de um governo predominantemente popular.
E
A Farroupilha e a Cabanagem foram movimentos que eclodiram no mesmo período, mas que apresentaram diferenças significativas. Entre eles, somente a Cabanagem defendeu o fim da escravidão, enquanto o outro buscou manter o sistema de trabalho e garantir maior autonomia administrativa.