Questão
QOAM-AFN
2019
QOAM-CPA/CAP
2019
mais-importantes70cd2933ae
Um dos mais importantes pesquisadores da história militar-naval no século XX foi o britânico John Keegan (1934-2002), professor da Academia Militar de Sandhurst do Exército britânico. Esse pesquisador, em seu livro intitulado Uma História da guerra (1995), tece uma série de discussões com outro grande teórico da história, o prussiano Carl von Clausewitz (1780-1831), um militar que foi diretor geral da Academia Militar de Berlim e autor da obra Da Guerra (1832). Sobre tais discussões é correto afirmar que:
A
o enorme acerto, para Keegan, do corpo teórico de Clausewitz foi ter associado todo e qualquer tipo de guerra a um ato econômico, isto é, as batalhas, as lutas e as escaramuças têm motivação monetária e não cultural ou politica.
B
a grande falha, segundo Keegan, da instrumentação teórica de Clausewitz foi não ter compreendido que a cultura é uma força tão poderosa quanto a politica na escolha dos meios militares e, com frequência, tem maior probabilidade de prevalecer do que a lógica política ou militar.
C
o gigantesco erro, de acordo com Keegan, do arcabouço teórico de Clausewitz foi ter associado os conflitos humanos a um ato cultural, ou seja, ter acreditado que a guerra é um instrumento da cultura de um dado povo, em especial, de seus governantes.
D
a imensa sabedoria, na visão de Keegan, das teses propostas por Clausewitz foi ter limitado a cosmovisão da arte da guerra a um ato politico, visto que a politica é uma atividade autônoma e superior a todos os demais padrões da vida humana , por exemplo, a economia e a cultura.
E
o grave engano, na ótica de Keegan, da teoria geral proposta por Clausewitz foi ter compreendido a religião como o principal mecanismo de declaração de guerra entre os povos civilizados do mundo ocidental, em particular, na Europa Ocidental pós-iluminista.