Questão
Simulado CN
2023
maio-1932-grupo10604225892
Em maio de 1932, um grupo de manifestantes reunidos diante da sede da Legião Revolucionária em São Paulo foi disperso a bala, resultando na morte de quatro deles, de nomes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. A partir de então, organizou-se o movimento cívico MMDC, que iniciou os preparativos para a luta armada. No dia 9 de julho de 1932, São Paulo rompeu com o governo Vargas: tinha início da revolução.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997. p. 366.

O texto faz referência a um movimento político ocorrido no início da chamada Era Vargas. Sobre os seus objetivos e pressupostos, assinale a alternativa correta:
A
O movimento descrito é denominado Ação Integralista Brasileira (AIB), que se inspirava nas ideias fascistas que estavam em vigor na Europa. Ele defendia o nacionalismo, a participação de mulheres na política e o combate ao comunismo e ao liberalismo.
B
O movimento descrito é a Revolução Constitucionalista de 1932, que apresentou como objetivo promover a imediata reconstitucionalização do país e suspender a intervenção federal nos estados. Foi antecedido pela formação da Frente Única Paulista (FUP), que reuniu os setores oligárquicos ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP) e ao Partido Democrático (PD).  
C
O episódio relatado caracterizou a atuação da Aliança Nacional Libertadora (ANL), frente ampla que reuniu socialistas, comunistas, católicos e democratas. O seu programa propôs a luta contra o fascismo, o imperialismo, o latifúndio e a miséria.
D
Trata-se da chamada Revolução Paulista, levante militar organizado por jovens oficiais do Exército que faziam parte do Tenentismo. Os rebeldes pretendiam derrubar o governo de Vargas, pois não estavam contentes com os rumos tomados pelos civis enquanto líderes da república brasileira.
E
O movimento da descrição ficou conhecido como Reação Republicana, movimento de rebeldia contra o governo Vargas e realizado pelas elites paulistas organizadas no Partido Republicano Paulista (PRP). Os rebeldes propunham a moralização dos processos eleitorais e a derrubada do presidente.