“Na luta contra o coronavírus, laboratórios, institutos e universidades em todo o mundo trabalham fortemente na produção de vacinas. O objetivo da produção de todo imunizante é o mesmo: proteger o maior número de pessoas e, finalmente, conter a pandemia. A tecnologia para conseguir a imunização é que pode variar.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de dois imunizantes: um produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac e outro feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. São dois tipos diferentes de vacina, mas que cumprem, com a devida segurança às populações, o papel de minimizar as infecções e a gravidade dos casos provocados pelo SARS-CoV-2.
As vacinas com vírus inativados são as mais antigas, desenvolvidas já há cerca de 70 anos. A tão falada Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, também utiliza dessa tecnologia de inativação viral. Como sabemos, essa vacina tem uma eficácia geral de 50,34% e de 78% para casos que precisam de algum atendimento médico.
Já as vacinas de RNA são uma tecnologia mais moderna, que ganhou visibilidade na pandemia. Pequenos fragmentos do RNA mensageiro são injetados nas células, que produzem proteínas virais. Isso engana o sistema de defesa, como -se fosse uma ameaça, gerando uma resposta imune: As vacinas da Modema e da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 utilizam desse método."
Adaptado de <https://guiadoestudante.abril. com.br/atualidades/4-tiposde-vacinas-e-o-uso-delas-contra-a-covid-19/>
Leia as afirmativas abaixo:
I - Quando expelidos por um indivíduo doente, os vírus respiratórios se dissipam no ar e se multiplicam, aumentando as chances de infecção de outros indivíduos.
II - O distanciamento social e uso de máscara são de extrema importância para a redução da propagação da COVID-19 na população mesmo após a imunização, pois o indivíduo que recebe a vacina poderá ainda transmitir o vírus caso seja contaminado.
III - As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.
IV- A introdução de fragmentos do código genético viral por meio da vacina pode desencadear alterações genéticas no vírus e no hospedeiro.
A opção que apresenta apenas as afirmativas corretas é: