As interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas) ou entre espécies diferentes (relações prejuízo para algum participante da interespecíficas). Quando geram relação, são chamadas de desarmônicas. Quando não houver prejuízo para nenhum dos integrantes, a relação é harmônica. Os itens abaixo são exemplos de diferentes relações entre os seres vivos.
I - Entre os cupins, os operários são formados por machos e fêmeas estéreis. Já os soldados, também estéreis, apresentam pernas e mandíbulas fortes e por isso são responsáveis pela defesa.
II - No intestino dos cupins existem protozoários capazes de quebrar a celulose em unidades de glicose e utiliza-la para produção de energia através da fermentação. O processo fermentativo produz ácido acético, usado pelo cupim como fonte de energia.
III - O caranguejo chamado paguro costuma viver em conchas vazias. Sobre as conchas vivem anémonas.
IV - A semente do cipó-chumbo germina e forma um caule que se enrola em volta da planta hospedeira. Esse caule desenvolve estruturas chamadas de haustórios que sugam a seiva da planta.
V - Quando esta sendo perseguido, o fierásfer, um peixe que mede cerca de 9 cm de comprimento, esconde-se dentro do pepino-do-mar.
As relações presentes nos itens apresentados acima são classificadas, respectivamente, como: