Questão
Simulado CN
2021
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
inicio-colonizaca82ef36c558
No início da colonização do Brasil, a indústria atendia apenas a necessidade local, fabricando utensílios domésticos como roupas e artefatos de argila de forma mais artesanal. Na segunda metade do século XVIII, o ramo têxtil e de mármore começou a crescer, fazendo uma concorrência com a metrópole. Assim, Portugal proibiu a produção. O ciclo da cana de açúcar e do ouro também contribuíram com o desenvolvimento industrial, mas ele ficava com os portugueses, justamente para evitar a concorrência. 

No que tange à industrialização do Brasil, marque a alternativa errada:
A
Em 1808, com a Abertura dos Portos, o intercâmbio industrial tornou-se mais expressivo, mas a Coroa Portuguesa não permitia o desenvolvimento da indústria brasileira, haja vista que não queria concorrência.
B
No final do século XIX, Dom Pedro II fez com que o nosso país começasse a produzir aço, assim como os países desenvolvidos. No entanto, com a Proclamação da República, os novos governantes não queriam dar continuidade aos projetos do Império. Então, a produção de aço foi abandonada, sendo implantada novamente somente na II Guerra Mundial.
C
A produção de látex, durante o curto ciclo da borracha, contribuiu de forma singela com o desenvolvimento industrial do Norte do país. Entre todos os ciclos econômicos do Brasil, sem dúvida o café foi o grande responsável pelo crescimento fabril no nosso país.
D
Getúlio Vargas simpatizava com a política Fascista, assim sendo, durante a 2ª Guerra Mundial ele ficou indeciso quanto a qual lado apoiar nesse conflito. Optou pelos EUA, uma vez que, em troca do apoio, tal país daria a tecnologia para a fabricação do aço. Após a guerra, com a Europa arrasada, a importação tornou-se difícil.
E
Na década de 1950 e 1960, o Governo de Juscelino Kubitschek (JK) priorizou a entrada das multinacionais, especialmente as automotivas que tinham tecnologia importada dos Estados Unidos e da Europa. Esse ramo industrial atrai fábricas metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímica etc. pois são necessários vários componentes para fabricar um carro. Logo, o setor industrial se desenvolveu de forma singela.