Questão
Simulado CN
2023
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
iniciativa-separaca9104684304
A iniciativa de separação de Portugal partiu dos setores cujos interesses estavam entrelaçados ao governo do Rio de Janeiro. Os membros das elites de São Paulo, Minas e Rio articularam-se para impedir o retorno de Dom Pedro a Lisboa, selando assim a aliança que conduziria à Independência.

CAMPOS, Flávio et al. Jogos da história nos dias de hoje – 8º ano. São Paulo: Leya, 2012. p. 155. Adaptado. 

Marque a opção que expressa corretamente os fatos e ideias que marcaram o processo de independência do Brasil, nos primeiros anos da década de 1820.
A
A declaração de independência foi recebida positivamente pelas províncias do Norte e Nordeste, mas sofreu a oposição das elites das regiões Sul e Centro-Oeste, que se mantiveram fiéis a Portugal. Com isso, as guerras de independência ocorreram isoladamente nas províncias dessas regiões.  
B
A Revolução do Porto, movimento antiabsolutista ocorrido em Portugal, foi a principal inspiração dos organizadores da independência do Brasil, que constituíram o Partido Brasileiro. Os rebeldes presentes nos dois movimentos destacaram-se pela sua oposição à recolonização do Brasil.
C
A ruptura política do território brasileiro foi conduzida pelo radicalismo das elites liberais da região Sudeste, que apresentavam entre seus objetivos a democratização da sociedade brasileira. Diante disso, o projeto de emancipação recebeu amplo apoio das camadas populares do território.
D
O protagonismo das elites do Sudeste brasileiro no processo de independência garantiu a formação de um Estado pautado no modelo político proposto por movimentos separatistas ocorridos anteriormente na região, tais como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Carioca.  
E
Conduzida pela aristocracia rural, a emancipação política não proporcionou transformações drásticas na estrutura colonial brasileira, tendo em vista a manutenção da escravidão. Além disso, o mesmo grupo se empenhou na consolidação de um sistema político que não suscitasse a participação popular.