Questão
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
1990
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
grupos-frases-que9529138587
Os grupos de frases que compõem a questão a seguir não expressam, com a necessária propriedade, correção, clareza, ênfase e concisão, a relação de sentido entre as frases. Não contrariando as relações sugeridas, assinale, sob os aspectos estilístico e gramatical, a opção que apresenta melhor redação.

Para Cassiano Ricardo em Martim Cererê a oficina das raças é o Brasil. A matéria-prima: O branco, o negro e o Índio. Mediante miscigenação esses três deram origem ao mameluco, mulato e o cafuzo. Os mesmos correspondem respectivamente ao Índio com o branco, branco com negro e negro com Índio.
A
Em Martim Cererê, segundo Cassiano Ricardo, a oficina das raças é o Brasil e a matéria-prima é o branco, o negro e o Índio. Esses três, por miscigenação, deram origem ao mameluco, mulato e ao cafuzo, os quais correspondem respectivamente: Índio com branco, branco com negro e negro com índio.
B
De acordo com Cassiano Ricardo em Martim Cererê, a oficina das raças é o Brasil, cuja matéria-prima — o branco, o negro e o índio — deu, mediante miscigenação, a seguinte origem: o mameluco, o mulato e o cafuzo, que correspondem respectivamente a Índio com branco, branco com negro e negro com índio.
C
Segundo Cassiano Ricardo, em Martim Cererê, a oficina das raças é o Brasil; a matéria-prima são o branco, o negro e o Índio, os quais, por miscigenação, deram origem ao mameluco — Índio com branco —, ao mulato — branco com negro — e ao cafuzo — negro com Índio.
D
Para Cassiano Ricardo, em Martim Cererê a oficina das raças é o Brasil, 8 o branco, o negro e o Índio são a matéria-prima, a qual, mediante miscigenação, originou o mameluco, mulato e ao cafuzo que têm a seguinte correspondência: Índio com branco, branco com negro e negro com índio.
E
Em Martim Cererê, para Cassiano Ricardo, a oficina das raças é o Brasil; e a matéria-prima, por miscigenação — o branco, o negro e o Índio — deu à seguinte origem: o mameluco — Índio com branco, o mulato — branco com Índio e ao cafuzo — negro com índio.