As grandes cidades são, na atualidade, o mais evidente resultado da produção e transformação do espaço geográfico, onde também ficam evidentes conflitos de toda ordem, sejam sociais, políticos ou econômicos. Esses conflitos, comuns em grandes cidades de países chamados de emergentes ou em desenvolvimento, como no caso do Brasil, têm como causa principal a valorização monetária de espaços urbanos e a exclusão daqueles que não são capazes de se apropriarem dos mesmos. Considerando o texto, evidencia-se que a principal causa da segregação espacial nas grandes cidades está:
Questão
Provão de Bolsas EsPCEx/CFO-CBMERJ
2020
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
grandes-cidades-sa1170371efdf
A
Na desigualdade socioeconômica, que acaba por excluir das populações de menor renda o acesso à moradia digna, resultando em sua consequente marginalização.
B
Na forma de organização das moradias em favelas, que levam os governos locais a ampliar os gastos com infraestrutura nessas áreas.
C
Nas políticas dos governos que não criam áreas isoladas para a formação de favelas, permitindo que estas sejam criadas dentro das cidades.
D
No tipo de organização sociocultural da maioria da população mais pobre que, limitada intelectualmente, não é capaz de construir bairros bem estruturados.
E
No tipo de relevo onde surgem as áreas urbanas, que acaba por limitar os projetos arquitetônicos bem estruturados nas encostas dos morros.